Quem são – Rotaract Club Universidade do Porto

O Rotaract Club Universidade do Porto (RTC UP) é um clube de Rotaract, um programa de Rotary Internacional para jovens entre os 18 e os 30 anos. O RTC UP foi oficialmente fundado a 4 de Maio de 2018, estando sediado na Universidade do Porto. O propósito dos clubes de Rotaract é desenvolver o serviço à comunidade onde se insere, quer a nível social, quer a nível profissional, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento dos laços entre os seus sócios, sendo que o RTC UP age em prol da comunidade do Porto, desenvolvendo ações de voluntariado e de formação profissional, e tendo como parceiros o Rotary Club Porto-Antas, o Rotary Club Porto Portucale – Novas Gerações, e a Universidade do Porto.

O que fazem?

Ao longo da sua criação e existência, a preocupação do RTC UP passou sempre por concretizar projetos que lhe permitissem alcançar os seus objetivos.

No que diz respeito à parte social, houve iniciativas como o “Rotaracting Contra o Frio” onde foram distribuídos agasalhos pelos sem-abrigo na zona centro do Porto; colaboração na reconstrução de uma das casas destruídas pelos incêndios em Pedrógão Grande e também uma iniciativa junto de crianças do Bairro de Contumil no âmbito do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, desenvolvendo algumas atividades e jogos.

No que toca à formação profissional, além de algumas formações internas, foi desenvolvido o “Level UP” um curso de formações sobre diversos temas de desenvolvimento pessoal e profissional. Neste momento estão a ser desenvolvidos, um projeto de concretização de sonhos de idosos do Amial, e um concurso de empreendedorismo social.

Estrutura

O RTC UP é composto por um Conselho Diretor e pelas Comissões de:

  • Comunicação e Imagem;
  • Serviços à Comunidade;
  • Serviços Internos;
  • Serviços Profissionais.

O Conselho Diretor é o responsável pela definição e gestão dos objetivos e projetos do clube para cada ano, e é composto pelo presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, protocolo e presidentes de cada comissão. Em Comunicação e Imagem são elaborados todos os logótipos, cartazes e imagens associados ao clube e aos seus projetos, para além da gestão da presença do clube na comunidade online. Serviços à Comunidade desenvolve os projetos sociais e de apoio à comunidade. A comissão de Serviços Internos é a responsável pela gestão de recursos humanos, organizando atividades de team-building e a captação de novos membros. Por fim, a formação profissional, interna e externa, fica ao encargo de Serviços Profissionais.

Como Encontrar

O RTC UP é o único clube jovem de Rotary sediado numa universidade em Portugal, acreditando que as universidades são o “viveiro” de talentos ideal para cativar, formar e desenvolver os líderes do futuro, com consciência, conhecimento e ética social e profissional. Se quiserem saber mais sobre o Rotaract UP visitem o nosso Facebook em @rotaract ou Instagram em @rotaractup.

 

———————————————————————————————————————————————–

Queres ler mais artigos que preparamos para ti?

Young Minho Enterprise

2019-05-28T20:10:30+01:00By |Movimento Universitário, Porto|

Leave A Comment

+ Subscreve já!

Subscreve já!