Young Minho Enterprise   

A Young Minho Enterprise, júnior empresa da Universidade do Minho, foi fundada em 2012, como uma associação sem fins lucrativos gerida por estudantes da academia que trabalham a título voluntário com o objetivo de proporcionar um complemento prático à sua formação académica. Sediada no campus de Gualtar da Universidade do Minho, a YME passou a júnior empresa em abril de 2014, dois anos depois da sua formação.

Ao longo dos anos, a YME tem aumentando a sua oferta de serviços, que passam por estudos de mercado, gestão de redes sociais e conteúdo, consultoria de Recursos Humanos, criação de websites, promoção e dinamização de eventos e planos de marketing digital. A qualidade destes serviços é garantida pelo investimento constante na formação técnica dos membros e pela presença de consultores que auxiliam na prestação de serviços e no planeamento de estratégias a longo prazo. Para além disso, um recrutamento exigente implica que apenas os alunos mais talentosos e proativos tenham a possibilidade de integrar esta equipa.

O percurso da YME

A YME tem como missão formar os melhores e mais completos profissionais, através da diversificação de conhecimentos, desenvolvimento de soft skills, aprofundamento da aprendizagem prática e promoção de uma cultura ativa de autonomia e responsabilização. Estas bases de atuação levaram a que, ao longo do tempo, a YME tenha acrescentado ao seu portefólio a organização de diversos eventos dentro e fora da Universidade do Minho, atividades de secretariado, apoio logístico e promocional, criação de planos de negócios, entre outros. De entre o seu vasto portefólio, destaca-se o INSIDE#Enterprises e o Empower Minho.

INSIDE#Enterprises

A iniciativa INSIDE#Enterprises procura dar aos alunos da Universidade do Minho a possibilidade de conhecerem um pouco do que se passa dentro das quatro paredes de inúmeras empresas influentes e outros tipos de organizações de renome. Esta iniciativa já promoveu visitas a locais como a Jerónimo Martins, a SONAE, o INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), a Factory Braga, entre outras.

Empower Minho

O Empower Minho, evento anual multidisciplinar organizado pela YME, tem como objetivo promover a união entre os diversos núcleos e associações da Universidade do Minho, numa perspetiva de enaltecer o nome desta instituição através do profissionalismo, proatividade, ambição e paixão pelo conhecimento dos seus membros. A segunda edição do Empower Minho, em maio de 2018, teve um programa dinâmico e ambicioso, em que cada um dos três dias funcionou com uma estrutura própria e diferente: Palestras, Workshops e Face2Face Interviews, tendo contado com a presença de cerca de 400 participantes.

Estrutura interna

A nível interno, a YME desdobra-se em cinco departamentos:

  • Departamento Comercial: executa as vendas de produtos e serviços oferecidos pela YME, bem como produtos e serviços que precisem de ser adquiridos pela mesma. Analisa o mercado de trabalho e a concorrência, averigua as necessidades de cada empresa e, em consequência, faz um aprimoramento da qualidade dos serviços da YME para colmatar essas necessidades.
  • Departamento de Comunicação: gere a imagem da YME, através das redes sociais e do conteúdo do website. Realiza também todas as tarefas relacionadas com a criação de material de multimédia, tanto para uso externo como interno. Para além disso, auxilia na dinamização da presença online da YME, sendo responsável pela gestão do website e estando disponível para ajudar em questões de cariz informático, tais como a criação e manutenção de websites.
  • Departamento Financeiro: lida com situações de faturação e tesouraria, estando responsável por gerir a disponibilidade monetária da YME, criando orçamentos e promovendo medidas de priorização de gastos.
  • Departamento Jurídico: representa a YME em quaisquer questões legais e laborais, procedendo à criação de regulamentos, contratos com parceiros e clientes, entre outros.
  • Departamento de Recursos Humanos: pretende estreitar as relações existentes entre os colaboradores da YME, através de atividades que fomentem o espírito de equipa. Acompanha todos os membros da equipa, desde o recrutamento ao trabalho contínuo em cada departamento e/ou equipa de trabalho.

Para além da criação dos profissionais do futuro, a YME tem como objetivo quebrar estereótipos vulgarmente associados à camada juvenil. Com o propósito final de redefinir o que é ser-se jovem, a YME procura tornar essa realidade num ponto forte e não numa incontornável desvantagem. Afinal, os jovens têm muito para dar, e a YME está cá para provar isso.

 

———————————————————————————————————————————————–

Queres ler mais artigos que preparamos para ti?

V-Voluntariado FEUC

2019-05-28T19:59:31+01:00By |Minho, Movimento Universitário|

Leave A Comment

+ Subscreve já!

Subscreve já!