Todos nós, um dia, desejamos evoluir tanto pessoal como profissionalmente. Além disso, todos desejamos um dia ter aquele trabalho de sonho. Um MBA trata-se de uma formação que te dá os instrumentos necessários para esta evolução e para que te possas especializar na área em que sempre te viste a trabalhar.

Muitos não sabem o que é, e por isso, este artigo serve para desmistificar este curso tão falado e tão recomendado por muitos.

Mas afinal o que é um MBA?

Tal como diz a sigla, um MBA é um Master in Business Administration, um curso com conteúdos programáticos adaptados à realidade do mundo dos negócios. É uma formação internacionalmente reconhecida, que facilita o reconhecimento do profissional em qualquer parte do mundo.

O objetivo deste curso é ensinar, a quem o frequenta, a observar a sua área de atuação como um negócio, habilitando-os de um pensamento estratégico e coordenado para a criação de modelos de negócio.

Existem dois tipos de MBA:

Full-Time MBA – Um programa de 2 anos, possivelmente de 3 ou 4 se os alunos decidirem fazê-lo em part-time. Não requer experiência profissional, mas, normalmente, é necessário ter o GMAT para a admissão no curso.

Os alunos têm horários intensivos durante o dia, sendo difícil manter um trabalho fora do programa. Além disso, os alunos podem também especializar-se em áreas como Finanças, Marketing, Empreendedorismo, entre outros.

Executive MBA (EMBA) – É um programa de 2 anos direcionado para Executivos com 5 ou mais anos de experiência profissional. Os alunos deste curso mantêm os seus empregos enquanto têm aulas em dias específicos da semana. Apesar de serem aulas com um ritmo mais acelerado, os alunos cobrem as mesmas matérias que o Full-Time MBA.

Quais são as diferenças-chave?

Para um MBA, as propinas ficam à conta do aluno, mas são sensivelmente mais baixas do que num EMBA.

Num EMBA, normalmente, é o empregador que paga pelas propinas, porque a empresa está a usufruir as novas capacidades que os seus gerentes estão a aprender.

Também, num EMBA existe uma limitação às escolas locais, enquanto que um MBA não tem essa restrição.

Quais são as vantagens?

  • Apesar da necessidade de ter um MBA não ser unânime, o seu reconhecimento é. Ou seja, quem se apresenta como um profissional com MBA no seu currículo tem vantagem face aos restantes.
  • Oportunidade única de expandir a rede de networking e ganhar contactos na sua área de especialização.
  • Adquire uma maior capacidade de resolução de problemas, que é muito procurada, atualmente, pelas empresas.
  • Possibilidade de pensar e desenvolver um negócio próprio
  • Possibilidade de aumentar o salário com base na formação

 

———————————————————————————————————————————————–

Queres ler mais artigos que preparamos para ti?

Europa sem plástico(s), e agora?

2019-04-16T19:17:33+01:00By |Artigo UPrise|

Leave A Comment

+ Subscreve já!

Subscreve já!