Tens curiosidade para conhecer a dinâmica do ambiente e poder encontrar soluções para os diferentes problemas ambientais? Queres fazer a diferença, mas sentes que te falta conhecimento? Então, talvez um curso de ambiente seja o indicado para ti!

De entre as diferentes possibilidades ligadas a esta área, fica aqui um frente a frente entre os principais cursos do ramo, Engenharia do Ambiente e Ciências do Ambiente.

Duração

Todos os cursos de ciências do ambiente do país são licenciaturas (3 anos), havendo a possibilidade de, posteriormente, seguir diferentes mestrados. O mestrado permite a especialização em áreas de maior interesse.

No caso da engenharia do ambiente, 5 dos cursos são mestrados integrados (5 anos) e os restantes são licenciaturas, segundo dados da DGES. No entanto, o Governo anunciou o fim dos mestrados integrados, ou seja, o curso de engenharia vai passar a ser uma licenciatura (3 anos) com a possibilidade de mestrado (2 anos) numa fase posterior. Esta medida deve avançar dentro de dois anos.

Uma formação científica inter e multidisciplinar

(tomando como exemplo a Universidade do Porto)

Engenharia do AmbienteCiências do Ambiente**
§  Física

§  Matemática

§  Química

§  Biologia

§  Geologia

§  Ciências do Ambiente

§  Ciências tecnológicas

§  Física

§  Matemática

§  Química

§  Biologia

§  Geologia

§  Ciências do Ambiente

§  Geografia

 

**Na Universidade do Porto, o curso é Ciências e Tecnologia do Ambiente.

Como podes constatar, as áreas abordadas por ambos os cursos são praticamente as mesmas. Contudo, a engenharia é mais focada na Física, na Matemática e na Tecnologia.

Outro ponto em comum é o facto de ambos terem uma forte componente prática laboratorial. Isto é importante, porque permite uma melhor compreensão das aprendizagens teóricas e um contacto mais próximo daquilo que pode surgir na realidade.

Coral no fundo do mar

O que sabe fazer um profissional do ambiente?

Tanto os licenciados como os mestres de ciências do ambiente e engenharia do ambiente são capazes de:

  • Entender e interpretar os processos ambientais e o modo como estes são afetados;
  • Analisar, avaliar e resolver problemas ambientais;
  • Fazer estudos de monitorização e avaliar o impacto ambiental;
  • Fazer gestão de resíduos;
  • Planear e executar soluções sustentáveis;
  • Trabalhar no âmbito do planeamento e ordenamento do território.

Onde pode trabalhar?

Ambos os cursos têm saídas profissionais semelhantes.

  • Empresas de Consultoria, Projeto e Auditoria
  • Empresas de Serviços
  • Administração pública
  • Indústria
  • Ensino e Investigação
  • Organizações não governamentais e associações ambientais;
  • Educação e sensibilização ambiental
  • Atividades de regulamentação, licenciamento e fiscalização

(…)

Barragem

Estatísticas

Segundo os dados mais recentes da DGES, a quase totalidade dos cursos de engenharia e ciências do ambiente espalhados pelo país têm mais de 90% de empregabilidade!

Testemunho

Pedro Barbosa é licenciado em Ciências e Tecnologia do Ambiente (CTA) e está atualmente no 1.º ano de mestrado em engenharia do ambiente (FEUP): “Sinto que CTA (U. Porto) tem mais abordagens práticas e  experiências e foca-se mais em química e que engenharia do ambiente é mais teórico e que se foca mais na física. Quanto à dificuldade, os cursos são similares. Quem vem de CTA fazer o mestrado em engenharia do ambiente, apesar de sentir que faltam algumas bases (nomeadamente a utilização do Excel), adapta-se facilmente”.

O ambiente é o futuro

As diferentes áreas ligadas ao ambiente são tidas como uma necessidade do futuro. Inúmeras listas de “profissões do futuro” consideram o ambiente uma tendência do mercado.

Devido aos problemas e desafios ambientais que temos que enfrentar há uma necessidade constante de inovação e evolução nas energias, nos transportes e até mesmo na educação ambiental, por exemplo. Assim, haverá uma maior procura por profissionais nos diferentes contextos ambientais, sendo cada vez mais valorizados aqueles que são capazes de pensar “fora da caixa” na resolução dos problemas.

 

———————————————————————————————————————————————–

Queres ler mais artigos que preparamos para ti?

Reino Unido - Educar para o Futuro

2019-03-20T00:19:16+00:00By |Ambiente, Cursos|

Leave A Comment

+ Subscreve já!

Subscreve já!