O desporto tem cada vez mais impacto na sociedade. Assim, quer pela sua importância como pela sua crescente divulgação, o desporto universitário é hoje uma aposta cada vez maior no Ensino Superior. Muitas instituições académicas destacam-se pelos seus resultados em campeonatos universitários sem que possuam Licenciatura em Desporto.

Benefícios para dia-a-dia do universitário

Todos conhecemos a necessidade de praticar desporto e os imensos benefícios que esta atividade traz para a nossa saúde. Mas, afinal, em que é que isto nos pode ajudar na nossa vida académica?

  • Gestão de stress: o desporto ajuda-te a libertar o stress do dia-a-dia académico, principalmente na época de testes e exames;
  • Desenvolvimento cognitivo: o desporto ajuda-te a desenvolver o raciocínio e permite uma maior capacidade de concentração;
  • Ansiedade: a prática desportiva ajuda a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e a aumentar os níveis de noradrenalina e de endorfinas, o que diminuí a ansiedade do período universitário;
  • Comunicação: vais conhecer novas pessoas, de diversas áreas de estudo, e vais aprender também a lidar com diferentes personalidades, ao mesmo tempo que amplias a tua rede de networking;
  • Compromisso, responsabilidade, disciplina e gestão de tempo: o saber escutar o líder, o compromisso com os objetivos da equipa ou objetivos individuais, e o cumprimento com essas responsabilidades são soft skills de excelência, tanto no teu percurso académico como profissional;
  • Trabalho em equipa: reforça a tua capacidade de comunicação e entreajuda, e a persecução dos objetivos da organização em conjunto, elementos importantíssimos no mercado de trabalho;
  • Saúde: e claro que não podemos esquecer os benefícios que a prática desportiva traz ao teu bem-estar físico e mental. Não te esqueças: corpo são, mente sã.

Ofertas nas universidades

As universidades portuguesas oferecem diversas modalidades (individuais e de equipa). Desportos de aventura, motorizados, de combate, aquáticos, prática de fitness e atividades para corpo e mente são algumas das ofertas.

Algumas universidades estabelecem ainda parcerias com clubes da região. Deixamos-te aqui dois exemplos:

  • Universidade do Minho: parceria com cerca de duas dezenas de clubes e associações, de entre as quais o ABC, o SC Braga e o Vitória de Guimarães;
  • Universidade da Beira Interior, que estabeleceu cooperação com 18 entidades desportivas, nomeadamente a Casa do Sport Lisboa e Benfica na Covilhã ou a Associação de Basquetebol de Castelo Branco.

Quais são as associações parceiras da tua universidade?

Modalidades

Como já foi dito, há muitas modalidades desportivas que podes praticar na universidade. A escolha é tua e a variedade permite-te que a opção pode ser o mais personalizada possível.

A FADU – Federação Académica do Desporto Universitário, é a entidade que organiza o desporto universitário em Portugal. Este organismo destaca as seguintes modalidades:

Modalidades desportivas destacadas pela Federação Nacional do Desporto Universitário

Como podes ver, as opções são muito diversificadas. Só tens de procurar quais as modalidades existentes na universidade que frequentas ou pretendes frequentar.

Competição: individual ou coletiva

Dentro desta oferta, existe ainda a possibilidade de competição, tanto a nível das modalidades individuais como coletivas, nas ligas universitárias regionais, nacionais e internacionais. Portugal conseguiu, nos Jogos Universitários Europeus de 2016, diversas conquistas! Vamos recordar:

  • sagrou-se campeão europeu de futebol universitário representado pela Universidade do Minho;
  • a Universidade de Coimbra foi campeã de ténis feminino;
  • a Universidade Nova foi vice-campeã de rugby de sete masculino;
  • a Universidade do Porto arrecadou o 3º lugar em rugby de sete feminino;
  • entre outros prémios arrecadados por universidades portuguesas, a título individual e coletivo.

Como vês, se a competição é importante para ti, as universidades portuguesas apostam muito nesta componente. E com bastante sucesso em várias frentes.

Estatuto Estudante-Atleta

A entrada no mundo do desporto universitário exige sempre conciliação com os teus estudos. Felizmente, as instituições de ensino superior têm mecanismos preparados para estas situações. O estatuto estudante-atleta permite que possas conciliar a tua carreira académica com a desportiva. Situações como faltas, entregas de trabalhos, exames e avaliações estão por norma contempladas. A criação deste quadro regulamentar evita que os alunos universitários sejam obrigados a escolher entre os estudos e o desporto.

Podes consultar o Regulamento deste Estatuto nos sites das diferentes universidades.

O que dizem os atletas universitários?

Joana Cura, atleta de basquetebol da Universidade do Minho e do SC Braga, falou-nos um pouco da sua experiência e do que tem retirado desta: “O desporto universitário é uma excelente forma para os atletas, principalmente aqueles que ingressam no ensino superior longe de casa, continuarem a sua prática desportiva e até facilitar a sua transição para um clube na cidade em que estudam. O desporto também é uma ótima maneira de integração, é uma forma de conhecer pessoas de diferentes cursos dentro da mesma universidade e de outras universidades. Tanto as fases de qualificação como os CNU’s (Campeonatos Nacionais Universitários) são momentos de competição e de convívio, onde se conhece novas realidades universitárias e onde se pode trocar ideias sobre experiências de ensino nas diversas instituições.”

Quanto ao nível do desporto universitário em Portugal, “O nível é relativamente elevado, mas há sempre mais e melhor a ser feito. Considero que estamos no caminho certo e que a visibilidade tem sido também melhorada, não podendo deixar de elogiar o trabalho desenvolvido pela FADU.”

Para a Joana o balanço da sua experiência é positivo: “Daquilo que já vivi enquanto atleta universitária faço um balanço muito positivo, não esquecendo que muitas vezes implica ter menos tempo para o estudo. Considero que o ideal é encontrar um equilíbrio que permita ter tempo para tudo, pois o desporto dá-nos experiências e momentos que nunca iríamos ter apenas sentados numa sala de aula.”

Sabias que…

“Sports teaches you character, it teaches you to play by the rules, it teaches you to know what it feels like to win and lose-it teaches you about life.”

Billie Jean King

 

———————————————————————————————————————————————–

Queres ler mais artigos que preparamos para ti?

Casos de sucesso face às alterações climáticas

2019-01-21T00:03:49+00:00By |Artigo UPrise|

Leave A Comment

+ Subscreve já!

Subscreve já!