O que é o GRITAH?

O GRITAH (Grupo de Intervenção e Ação Humanitária) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2014 na Lixa. Tem como objetivo a defesa e consciencialização do mundo para a temática dos Direitos Humanos.

Afirma-se como uma associação desvinculada de ideais políticos e religiosos. O primeiro grande objetivo é a construção de uma escola na Guiné-Bissau.

Atividades e eventos

Ao longo dos quatro anos de associativismo, o GRITAH tem realizado vários eventos, de forma a angariar fundos para a construção da escola. Desde cedo a associação quis aliar o receber ao dar, colocando, em cada atividade realizada, um cunho pessoal humanitário que transmita visões e valores apreendidos.

Desde vindimas solidárias, embrulho de prendas, jantares solidários, viagens à Guiné-Bissau, presença nas festas locais e, ainda, um sarau cultural, o GRITAH tem alargado o seu campo de atuação, aumentando a visibilidade e família organizacional.

De destacar eventos como os jantares solidários e as viagens à Guiné-Bissau. A associação conta já com dois jantares solidários, onde juntou mais de 500 pessoas em prol dos Direitos Humanos.

Em 2014, ano de criação, três voluntários partiram à descoberta da realidade guineense e tiveram o primeiro contacto com aquilo que um dia será a escola que almejam.

Em 2018, dois associados retornaram à Guiné-Bissau com um projeto de música e desenho. Este projeto foi autossustentado e ficou entregue a dois associados guineenses, de forma a perpetuar-se e incorporar nas atividades extracurriculares das crianças.

Nas próximas semanas, o GRITAH vai realizar uma caminhada solidária e iniciará um ciclo de conversas sobre Associativismo e Direitos Humanos no Século XXI.

Paralelamente, e porque nunca é demais ajudar, o GRITAH apadrinhou um rapaz queniano, suportando todos os custos escolares. Wilson Magere tem 16 anos e sonha prosseguir os estudos na universidade. A mãe faleceu em 2015 e vive com o pai e o irmão num quarto de um apartamento, sendo que o pai ganha o equivalente a 64 euros/mês. O Wilson é dos melhores alunos da Mutito Boys High School, Kitui.

Estrutura interna

O GRITAH contém os seguintes departamentos: Relações Humanos, Marketing e Comunicação, IT, Relações Externas, Jurídico e Financeiro. Paralelamente, existe o projeto GISC, cujo objetivo é alertar a sociedade da problemática do abandono e envelhecimento na terceira idade.

  • IT: está encarregue da gestão do site e de todos os conteúdos necessários como, por exemplo, elaboração de cartazes;
  • Jurídico: trata de toda a documentação e burocracia necessária em termos legais;
  • Financeiro: está responsável pelo pagamento de quotas, conta do GRITAH e todas as atividades que envolvam dinheiro;
  • Relações Externas: tem como objetivo estabelecer relações corporativas, nacional ou internacionalmente;
  • Recursos Humanos: trata de gerir a relação entre os associados e voluntários;
  • Marketing e Comunicação: está responsável por gerir a comunicação e a imagem da associação.

Um grito diferente mas que, com a ajuda de todos, conseguirá mudar o mundo!

 

———————————————————————————————————————————————–

Queres ler mais artigos que preparamos para ti?

AIESEC

2019-03-20T00:23:26+00:00By |Movimento Universitário, Porto|

Leave A Comment

+ Subscreve já!

Subscreve já!