AIESEC

A AIESEC

A AIESEC é a maior organização mundial gerida apenas por jovens. Criada após a II Guerra Mundial, tem como principais objetivos alcançar a paz e o desenvolvimento do potencial humano, através de experiências práticas e internacionais nas quais os jovens são colocados em ambientes desafiadores e fora da sua zona de conforto.

No Porto, está sediada na Faculdade de Economia da UP desde 1960, onde mantém o seu escritório até hoje.

Programas

A AIESEC promove três programas através dos quais possibilita os jovens desenvolverem o seu potencial enquanto impactam uma comunidade:

Global Volunteer, voluntariado internacional de 6 a 8 semanas através dos quais os jovens contribuem diretamente para um dos SDGs da ONU, entidade com a qual a AIESEC colabora desde 2015. Presente em mais de 120 países, alguns dos principais destinos são a Indonésia, o Camboja, o Peru, o Brasil, a Ucrânia e a República Checa.

Global Entrepreneur, estágio profissional internacional de curta duração numa start-up, durante os quais, de 2 a 3 meses, os jovens poderão contribuir para áreas como marketing, vendas, internacionalização, IT ou administração. Para embarcarem numa experiência empreendedora, os destinos principais são Ucrânia, Roménia, Amsterdão, Croácia e Brasil.

Global Talent, estágio profissional de longa duração numa multinacional. De 6 meses a 1 ano, a carreira internacional dos jovens é impulsionada pelo trabalho e desenvolvimento de áreas como IT, finanças, ensino, marketing ou engenharia. Os principais destinos são Espanha, Roménia, Hungria e Turquia.

A experiência

Durante todas as experiências, os jovens são acompanhados pelos comités da AIESEC – os de origem e os do país de destino da experiência. É-lhes assegurada ajuda tanto na escolha da experiência, de acordo com as suas preferências e habilidades, como com questões logísticas e acompanhamento durante e após a experiência.

Para além disso, no Porto, o escritório local recebe também jovens estrangeiros que vêm desenvolver experiências internacionais nos nossos lares e escolas, na vertente de voluntariado e nas nossas start-ups e PMEs, em projetos de Global Entrepreneur.

O processo é simples: após a inscrição na plataforma, os jovens serão contactados por alguém da AIESEC que posteriormente irá reunir com eles numa reunião de esclarecimentos e começar todo o acompanhamento ao seu processo. Terão, ainda, uma preparação cultural antes de irem de experiência, adequada ao projeto que irão desenvolver.

Estrutura interna

A nível de estrutura interna, a AIESEC in Porto FEP organiza-se, atualmente, com 6 departamentos:

  • Finanças – responsável por toda a gestão e organização financeira do escritório, bem como garantir a sustentabilidade financeira do mesmo;
  • Recursos Humanos – responsável pela gestão dos recursos humanos do escritório, assim como performance e engagement dos membros;
  • Projetos Sociais – responsável pelo contacto direto com escolas e lares e acompanhamentos dos voluntários internacionais, no âmbito de Global Volunteer, na vertente de incoming, bem como estabelecimento de parcerias diretas com outros comités internacionais;
  • Relações Empresariais – responsável pelo contacto direto e acompanhamento a startups e PMEs, assim como aos estagiários internacionais, no âmbito do programa Global Entrepreneur na vertente de incoming, bem como estabelecimento de parcerias diretas com outros comités internacionais;
  • Relações Internacionais – responsável pelo contacto e acompanhamento da experiência dos voluntários e estagiários portugueses, bem como estabelecimento de parcerias diretas com outros comités internacionais;
  • Marketing – responsável pelo posicionamento externo e gestão da marca.

Desde Janeiro deste ano até à data atual, a AIESEC in Porto FEP já possibilitou a realização de 128 experiências internacionais. 72 jovens portugueses foram de voluntariado internacional, 9 jovens estrangeiros desenvolveram um estágio numa startup e 3 numa empresa do Porto, 44 voluntários internacionais impactaram a nossa cidade num dos nossos lares ou escolas, contribuindo diretamente para o SDG 5 – Gender Equality e para o SDG 10 – Reduced Inequalities.

A AIESEC acredita que os jovens são os líderes do futuro. Por isto, posiciona nestes a confiança para desenvolverem o seu potencial e se tornarem a mudança do amanhã.

Se ficaste interessado em saber mais, não percas tempo: visita o portal da organização em aiesec.org!

———————————————————————————————————————————————–

Interessado em mais artigos?

JEST

2018-11-29T01:25:36+05:30 By |Movimento Universitário, Porto|

Leave A Comment