JEST

“Junior Enterprise for Science and Technology: formando futuros Data Scientists”

Fundada em Setembro de 2016 por estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a JEST – Junior Enterprise for Science and Technology – é a primeira Junior Iniciativa em Portugal cujo core business é a aplicação de Data Science às mais variadas problemáticas.

A equipa é composta por alunos de licenciatura, de mestrado e doutoramento, de diversos cursos, desde engenharia informática até antropologia e bioquímica. A JEST acredita que uma equipa com diversos campos de estudos e elevada capacidade multidisciplinar é fundamental para alcançar os seus objetivos. Qualquer pessoa pode candidatar-se desde que integre a FCTUC.

A JEST trabalhou, também, com a Data Science Portugal, uma comunidade criada por data scientists para promover e compartilhar conhecimento e experiência nas áreas de Data Science, Machine Learning e Inteligência Artificial.

Estrutura Interna

A organização funcional é constituída por quatro departamentos:

  • Tecnologia e Inovação – responsável pela realização de projetos e formação, tanto internos como externos
  • Design e Marketing – responsável pela imagem e divulgação da empresa
  • Financeiro e Comercial – responsável pela gestão de clientes, da contabilidade e de assuntos relativos a numerários da JEST
  • Recursos Humanos – responsável pela gestão humana, recrutamento e organização de eventos internos

Core Business

Centrada em Data Science, a JEST oferece serviços em design experimental e análise e visualização de dados, assim como em vários outros campos relevantes relacionados com os descritos anteriormente.

Adicionalmente, desenvolve ciclos de formação a nível interno e externo centrados na utilização das linguagens inerentes às atuais e mais comuns práticas de Data Science.

Eventos

Apesar do seu “pouco tempo de vida”, a JEST já realizou diversos eventos. Em 2017, organizou dois workshops de linguagens de programação R e Python. Também realizou a conferência Mind Your Data (MYD) que aproximou a prática da teoria em Data Science, através de uma série de palestras de investigadores de empresas e Startups como a Bosch, Critical Software, Fraunhofer, Novabase, Go Wi-Fi e Feedzai.

Este ano, o calendário de eventos estreou com um workshop sobre Python acreditado para a Associação Nacional de Bioquímica.

Deste modo, a JEST promove o desenvolvimento das capacidades pessoais e profissionais dos seus membros. Adicionalmente, promove a interação dinâmica e produtiva com as entidades empresariais e científicas a diversos níveis de orientação horizontal e vertical.

A nível horizontal, a junior pretende ter relação constante com os estudantes da FCTUC, os seus órgãos representativos, e outras júnior empresas. A nível vertical, a JEST estabelece relações com os órgãos de governação da Universidade inerentes (FCTUC e Departamentos por ela abrangidos), grupos e associações locais e nacionais focadas no mesmo epicentro de trabalho (em particular na área de Coimbra) e entidades de comunicação que sejam necessárias e benéficas ao trabalho e promoção do mesmo, desenvolvido pela JEST.

Para mais informações sobre a JEST, visita:

———————————————————————————————————————————————–

Interessado em mais artigos do Movimento Universitário?

EPIC Junior

2018-11-14T23:18:39+05:30 By |Coimbra, Movimento Universitário|

Leave A Comment