Academia de Política Apartidária

//Academia de Política Apartidária

    A APA

    Com o intuito de desmistificar o mundo político e assumindo-se como um espaço de debate e troca de ideias nasceu, em agosto de 2012, a Academia de Política Apartidária (APA). Esta organização promove a diversificação de pontos de vista e de perspetivas no que toca à política, assumindo-se como um projeto que não tem por base ideologias políticas. O objetivo final da APA é o de aproximar os jovens da política.

     

    A Missão

    Enquanto organização estudantil e de caráter associativo, a Academia de Política Apartidária tem como missão:

    – Desenvolver capacidades transversais, como comunicação e argumentação;

    – Aproximar os jovens do contexto político e social e sensibilizá-los para uma vida política ativa;

    – Refletir e comentar sobre o panorama nacional e internacional contemporâneo;

    – Promover valores de respeito e cooperação;

     

    A Estrutura Interna

    Internamente, os membros da APA estão divididos em cinco departamentos principais, cada um com o seu diretor, que realizam todo o trabalho da organização. A Direção é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e elos diretores dos respetivos departamentos.

    Debates e Conferências – É o departamento responsável pela idealização, execução e acompanhamento de projetos que têm como principal objetivo informar a comunidade estudantil relativamente à política. São na sua maioria atividades em que participam painéis de oradores convidados a falar acerca de um temática que esteja a marcar com grande importância o panorama nacional, onde há sempre lugar a questões da audiência. Os principais projetos deste departamento são o “Política e um café”, a “Conversa APArte” e o ciclo de conferências “Politicamente”.

    Ação Pedagógica – Também enquanto um departamento de atividades, é o responsável pela idealização, execução e acompanhamento de projetos que têm como principal objetivo educar a comunidade estudantil relativamente à política. São atividades desenvolvidas com o objetivo de se promover a troca direta de experiências e perspetivas entre estudantes, recorrendo a experiências lúdicas e recreativas. Os principais projetos deste departamento são o “Politica-te: Põe os Pontos nos I’s”, o “Speed Dating Político” e os Workshops.

    Comunicação e Marketing – Este departamento é o responsável por gerir a marca APA e a sua comunicação externa (Redes Sociais, Website, Blogue APArte, …), assim como fazer a manutenção e valorização da reputação da organização junto do seu público, dos seus parceiros e da comunicação social.

    Recursos Humanos – Este departamento é o responsável pela gestão de toda a equipa assim como o acompanhamento dos membros, a gestão das suas expectativas e objetivos e o planeamento de ações que incentivem o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

    Jurídico-Financeiro – Este departamento é o responsável por garantir a sustentabilidade financeira da organização, sendo também da sua competência assegurar que a APA faz o cumprimento regular das suas obrigações jurídicas junto das autoridades competentes.  Por outro lado, tem uma função preponderante no desenvolvimento de parcerias que possam complementar a atividade da organização.

     

    Os eventos

    Para fazer chegar a sua mensagem aos estudantes, a APA desenvolve várias atividades ao longo do ano letivo, nos quais os seus membros trabalham.

    O departamento de Debates e Conferências dedica-se ao:

    Política e um Café: é um evento que pretende proporcionar aos estudantes da Universidade do Porto contextos de diálogo e debate num ambiente informal, sobre temas das mais diversas áreas, que possam não estar esclarecidos na sociedade, ou no respetivo campo do saber.

    Conversas Aparte: Este é um evento que pretende proporcionar aos estudantes da Universidade do Porto contextos de diálogo e debate num ambiente de proximidade com figuras relevantes da atualidade política e social.

    Politicamente: Este é um evento que, ao longo de várias sessões, pretende proporcionar aos estudantes da Universidade do Porto contextos de formação e de confronto com várias perspetivas e assim, aprofundar os seus conhecimentos num tema, segmentado nas sessões por um critério específico.

    Por outro lado, o departamento de Ação Pedagógica ocupa-se com:

    Speed Dating Político: Esta atividade é de caráter informal, na qual o principal objetivo é proporcionar um espaço aberto ao debate e troca de ideias a estudantes portugueses e estrangeiros.

    Workshops:  Esta atividade tem um caráter informacional e prático e pretende o desenvolver várias competências como a capacidade de comunicação, expressão e defesa de opiniões.

    Politica-te:  Este evento tem como objetivo levar a política às escolas secundárias através de um workshop dinamizado pela Academia nas salas de aula. Nesta iniciativa, incluem-se atividades dinâmicas que permitam dar a conhecer aos estudantes os diversos partidos e ideologias políticas e atividades que fomentem o debate sobre a atualidade política.

    Para mais informação, consulta as nossas redes sociais:

    Para obteres mais informações acerca da APA, podes visitar o website:

    Academia de Política Apartidária

    2018-11-13T02:20:44+00:00 By |Movimento Universitário|

    Leave A Comment