BASE IPAM: Uma ponte entre dois mundos

///BASE IPAM: Uma ponte entre dois mundos

“Aprender ao fazer”

É este lema que a BASE IPAM tem procurado incutir na sua comunidade académica, e que cada vez mais funciona como um elemento diferenciador entre estudantes. Colocar os alunos perante situações reais, casos com que as empresas se vão deparando no dia-a-dia, é a matriz desta associação, que lhes dá liberdade para definirem melhor quais as áreas em que gostariam de trabalhar no futuro.

O projeto foi criado em 2014 no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), sendo “o culminar natural de uma equipa de alunos e docentes apaixonada pelo marketing”, refere Ricardo Mena, diretor da escola do Porto.

Serviços

A associação presta vários serviços a empresas e organizações, independentemente da área de atuação.

  • Análise e Desenvolvimento de Produtos;
  • Estudos de Mercado;
  • Planos de Comunicação;
  • Planos de Internacionalização;
  • Planos de Marketing.

Paralelamente, ao apostar na BASE, as empresas estão a garantir que os estudantes desenvolvam verdadeiramente as competências adquiridas em contexto académico. Ao permitir este contacto direto, muitos jovens têm aqui as suas primeiras oportunidades de ganharem experiência profissional, mesmo antes de concluírem uma licenciatura ou um mestrado.

Desde a sua criação, a BASE já teve a oportunidade de trabalhar com marcas como o IKEA, a Douro Azul ou a Slow Food.

O propósito

Este projeto tem permitido aos membros estarem bem posicionados no mercado, com bons cargos em empresas de renome. A visão da BASE passa por continuar esta tendência.  O seu propósito não é ser apenas uma consultoria, mas sim um acelerador de competências para preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho.

A organização evidencia ainda uma grande aposta na responsabilidade social, tanto a nível interno como externo. Por esse motivo, é dada preferência em trabalhar com empresas que mostrem essa preocupação. Assim, denota-se uma forte ligação entre a BASE e as empresas B Corp.

Atualmente, a BASE conta com mais de 50 membros, todos eles estudantes de Gestão de Marketing do IPAM, tanto de licenciatura como de mestrado, quer no Porto, quer em Lisboa.

Como funciona a BASE

A organização assenta em quatro departamentos:

  • O comercial, que promove a BASE através das redes sociais e eventos, sendo este o que normalmente tem o primeiro contacto com os clientes;
  • O operacional, onde são trabalhados todos os projetos que chegam à empresa – como planos de marketing –
  • O financeiro, que é responsável pelos orçamentos, despesas e receitas;
  • Os recursos humanos, que se focam na retenção de talento, recrutamento de novos membros e eventos internos.

No entanto, mais do que projetos ou departamentos, a BASE é uma comunidade. Uma comunidade entre alunos, professores e todas as pessoas que mostram interesse em contribuir. Esta comunidade começou nos alunos e professores que criaram o projeto, estendeu-se a todo o IPAM, tanto no Porto como em Lisboa, e está agora a chamar a atenção de outras faculdades e empresas.

Para obter mais informações acerca da BASE IPAM, basta aceder ao website ou contactar diretamente através de uma das redes sociais:

 

BASE IPAM

 

BASE IPAM Porto

Facebook: https://www.facebook.com/baseipam/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/baseipamporto/

BASE IPAM Lisboa

Facebook: https://www.facebook.com/baseipamlisboa/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/baseipamlisboa/

2018-10-15T21:50:05+00:00 By |Movimento Universitário, Porto|

Leave A Comment