ShARE – Uma Think Tank Global

///ShARE – Uma Think Tank Global

O que é e o que faz?

Dedicada ao progresso social e económico através da partilha de conhecimento em diferentes áreas, a ShARE foi fundada em Shanghai em 2002, quando estudantes decidiram criar uma plataforma para trocar conhecimento. Com a evolução do seu modelo, a organização internacionalizou-se e chegou a Portugal em 2008, fundando assim a ShARE-UP.

Além da ShARE-UP, a ShARE Global conta com presença em 13 países com 32 equipas em 4 continentes e mais de 600 membros ativos. E para concretizar esse objetivo de partilhar conhecimento, são desenvolvidos projetos de consultoria, que podem tomar uma escala regional, nacional e global.

A ShARE-UP especializa-se em diferentes áreas de conhecimento

Na equipa da Universidade do Porto, os nossos membros estão divididos por 5 “Knowledge Networks” ou departamentos, que aprofundam o conhecimento em diferentes áreas.

Estratégia de Negócios – Investiga áreas como Estratégia e Planeamento, Marketing, Recursos Humanos, Preços, entre outros.

Economia Global – Explora áreas como a Globalização, Desigualdades, Políticas Fiscais e Monetárias, Microcrédito, entre outros.

ICT & Inovação – Trabalha com áreas como a Indústria de Software, empreendedorismo social, direitos de propriedade intelectual, parques de tecnologia e incubadoras, entre outros.

Indústria – Investiga áreas como Logística, Infraestruturas, Maquinaria, Políticas Industriais, entre outros.

Energia – Explora áreas como Energia Renovável, Políticas de Energia, Transmissão e Distribuição, entre outros.

A ShARE-UP realiza outras iniciativas

Durante o ano, promovemos uma série de iniciativas e eventos que são desenvolvidas pelos seus membros.

As ShARE Talks são uma série de palestras que procuram estabelecer paralelismos entre uma “realidade” experienciada pelo público alvo e um tópico que não esteja aparentemente relacionado. Por exemplo, a última edição desta série,“What the fuss?”, abordou o paralelismo entre o dinheiro convencional e as criptomoedas, explicando a blockchain de uma forma simplificada.

Share-UP; U. Porto; Movimento Universitário

ShARE Talks, edição “What the fuss?”

O Perspetivas é o evento de maior dimensão organizado pela ShARE-UP, no qual participam variados oradores que, ao longo de uma tarde, abordam diferentes perspetivas sobre um mesmo assunto, promovendo o debate e o pensamento crítico.

O Voluntariado nas Escolas é um projeto experimental, iniciado no ano passado, onde os membros apresentaram os seus trabalhos a turmas de Escolas Primárias e de 2º Ciclo. Verificou-se que, desde tenra idade, os jovens têm muito à acrescentar aos nossos trabalho.

No interior da ShARE-UP

Uma vez no interior da organização, cada membro segue um percurso standard, repartido em semestres.

  • Durante o 1º Semestre, o membro é um Junior Member e deve desenvolver um projeto de investigação básico, segundo os moldes da ShARE.
  • Já no seu 2º Semestre, o membro é um Confirmed Member e, neste nível, tem de desenvolver um projeto de investigação mais aprofundado, para uma empresa ou associação, também de acordo com os moldes estabelecidos.
  • No seu 3º Semestre, o membro já é um Senior Member e, além de desenvolver projetos nacionais e/ou Globais, tem a possibilidade de liderar e/ou participar em equipas de eventos e projetos.
  • Uma vez fora da universidade, o membro torna-se um Alumni e mantém-se ligado à rede da organização e pode participar como consultor em projetos nacionais e/ou globais.
Share-UP; U. Porto; Movimento Universitário

As várias gerações da ShARE-UP

Mais informações nas páginas www.facebook.com/ShAREUniversityPorto ou www.instagram.com/share_uporto.

2018-10-15T21:53:45+00:00 By |Movimento Universitário, Porto|

Leave A Comment