UCinova, Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

///UCinova, Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

    A UCinova identifica-se como a Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, constituindo desse modo uma associação sem fins lucrativos desde fevereiro de 2017, representada unicamente por estudantes da referida Faculdade. Em concordância com todas as Juniores Empresas, a UCinova contribui largamente para o desenvolvimento de soft skills importantíssimas em qualquer ambiente profissional e rege-se pelo princípio do learning by doing.

    A UCinova divide o seu core business em três pilares fundamentais

    • Desenvolvimento de produtos, nomeadamente de produtos cosméticos com vista à sua comercialização ao público;
    • Prestação de serviços de análise e controlo de qualidade subcontratadas pelas empresas interessadas no leque de análises disponíveis; como Bromatologia, Hidrologia, Farmacêutica, Produtos Biocidas, Cosmética, Bacteriologia, entre outros;
    • Desenvolvimento profissional, que se distingue pela organização de eventos e ações de formação destinadas a profissionais do setor farmacêutico e devidamente creditadas.

    Colaborações

    Esta Júnior Empresa, sediada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, orgulha-se do privilégio de poder trabalhar em profunda sintonia com a referida Instituição de ensino, podendo disfrutar das suas instalações laboratoriais. Conta também com a vital colaboração da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, quer na organização de formações para profissionais, quer na sua creditação.

    Atividades desenvolvidas

    Quanto às atividades de desenvolvimento realizadas no primeiro e presente mandato da UCinova, enumeram-se a participação e representação da Júnior em congressos em Portugal, como sendo o Congresso Nacional dos Estudantes de Farmácia pela APEF e o XVII Fórum Educacional, também da APEF, realização de formações internas exclusivas para associados, que têm como objetivo o seu desenvolvimento a nível profissional e de soft skills e a manufatura de um sabonete sólido artesanal.

    Estrutura Interna

    Para melhor desempenhar as suas funções, a UCinova encontra-se dividida em 6 Departamentos: destes, 3 realizam funções de administração interna, enquanto que os restantes dinamizam atividades relacionadas com o core business propriamente dito, através de contacto externo com outras entidades ou com um público-alvo.

    Relativamente aos Departamentos Internos, elencam-se:

    • Departamento de Comunicação e Imagem (DCI): O DCI tem como objetivo a criação e manutenção de todos os componentes e plataformas responsáveis pela imagem da associação, como o website e rótulos dos produtos
    • Departamento de Comercial e Marketing (DCM): o DCM apresenta como funções o contacto e a procura de patrocínios que visem contribuir para o financiamento da UCinova, bem como a gestão e de todas as plataformas de divulgação e comunicação, como o Facebook e o Linkedin;
    • Departamento de Recursos Humanos (DRH): O DRH é o Departamento de excelência na manutenção de um forte espírito de equipa e de um ambiente positivo que aproxime todos os associados quer de forma profissional quer pessoal, organizando, com esses fins, auditorias internas e eventos de lazer, descontração e team-building.

    Os restantes Departamentos denominam-se:

    • Departamento de Outsourcing (DOut): O DOut tem como função o desenvolvimento de protocolos  com diversas entidades interessadas numa prestação de serviços com a UCinova, bem como na mediação todo o processo;
    • Departamento de Desenvolvimento Tecnológico (DDT): O DDT encarrega-se do desenvolvimento e inovação dos produtos cosméticos e de higiene corporal;
    • Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP): O DDP, por sua vez, realiza eventos de cariz formativo para profissionais do setor farmacêutico, em colaboração com entidades parceiras interessadas.

    Por ser uma associação de estudantes, os Órgãos Sociais da UCinova compreendem ainda o Conselho Fiscal e a Mesa de Assembleia Geral. O Conselho de Administração é presidido pelo Executivo, que engloba os cargos de Secretário, Tesoureiro, Vice-Presidente de Relações Externas, Vice-Presidente de Relações Internas e Presidente.

     Futuro

    É uma associação com um enorme espírito de iniciativa, ideias bem definidas e uma ótima perspetiva empreendedora. Importa ainda destacar o abrangente core business desta associação, sendo sem dúvida um trato distintivo quando comparada com outras Juniores Empresas em Portugal. Apesar de ainda se encontrar em fase embrionária, é fácil de prever que os sucessos futuros da UCinova serão proporcionais à sua ambição de alcançar a excelência.

    2018-11-02T11:31:44+00:00 By |Coimbra|

    Leave A Comment