Poupar na propina? Sim, é possível

//Poupar na propina? Sim, é possível

Poupar na propina?

Quando pensamos em frequentar o ensino superior, uma coisa que nos preocupa muito são os valores das propinas, razão que leva muitos alunos a desistir da universidade. A maioria das vezes, à propina, acresce o valor da inscrição e/ou seguro.

Sabias que…

Existem vários apoios neste âmbito, nomeadamente bolsas de estudo, que provêm de diferentes entidades, só precisas de procurar no lugar certo!

Bolsas de estudo

Se o teu agregado familiar não consegue fazer face aos encargos inerentes à frequência da Universidade, podes candidatar-te a bolsas de estudo que são financiadas pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português no âmbito do POPH.

A atribuição destas bolsas é regulamentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que define os seus montantes e as condições em que te podes candidatar.

Fundo Social de Emergência

Algumas universidades contam com estes tipos de prestações, a fundo perdido, que se destinam a colmatar situações pontuais decorrentes de dificuldades económico-sociais, que não são resolvidas pelo sistema de Ação Social para o Ensino Superior.

Procura saber se a universidade que estás a pensar frequentar ou frequentas dispõe deste tipo de ajudas, e se te qualificas a este apoio.

Bolsas de estudo por Mérito académico

Este tipo de bolsas destina-se a recompensar o bom aproveitamento académico dos estudantes que tenham transitado de ano, e que no ano letivo anterior ao da atribuição da bolsa tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curricular em que se encontravam inscritos, e que apresentem média ponderada igual ou superior a 16 valores no conjunto das disciplinas que constituem o ano curricular em causa.

Hard work pays off!

Bolsas de Excelência

Existem instituições de ensino superior que, reconhecendo o potencial dos seus estudantes, atribuem bolsas àquele

  • estudante cuja nota de candidatura ao seu curso tenha sido a mais elevada;
  • estudante que, no seu curso, tenha tido a nota mais elevada no ano curricular anterior​;
  • estudante que tenha concluí​​do o curso com o melhor desempenho no último ano curricular.

Não é fácil atingir este nível de excelência, mas não é impossível! Desenvolve o teu potencial!

Bolsa de estudo atribuída pelas Câmaras Municipais

Alguns Municípios dispõem de apoios financeiros para os seus estudantes universitários, de forma a colmatar as falhas do sistema de Ação Social do Ensino Superior.

Procura saber junto da tua Câmara Municipal se esta dispõe deste tipo de apoios. É um complemento importante que pode ajudar-te a pagar as propinas!

Parcerias com empresas

Certas universidades estabelecem protocolos com empresas que se comprometem, por exemplo, a atribuir um prémio ao melhor estudante ​bolseiro de cada Unidade Orgânica de Ensino e Investigação ou estabelecem um número de bolsas a atribuir. Isto varia de universidade para universidade e de protocolo para protocolo.

Prestações e descontos

Na maioria das vezes, as instituições de ensino superior têm ao dispor a modalidade de pagamento de propinas em prestações. De facto, saiu no Diário da República a lei que estipula que os estudantes do Ensino Superior que frequentem cursos de licenciatura ou mestrado integrado passam a poder pagar as propinas em, pelo menos, sete prestações, lei que entrou em vigor no ano letivo 2017/18. As universidades podem, no entanto, decidir dividir o pagamento da propina em mais fases.

Há ainda universidades que praticam algum tipo de desconto se o estudante optar por pagar a propina por cheio no início do ano letivo, por exemplo, a oferta de uma mensalidade. É preciso ter em atenção que cada instituição tem os seus próprios regulamentos e políticas.

Tem em atenção…

Evita deixar cadeiras para trás: Cada vez que chumbares a uma cadeira vais ter de pagar para poder voltar a assistir às aulas e/ou para repetir o exame. Isto aumenta a tua despesa com a propina!

E mais…

Por exemplo, em alguns ensinos superiores as subidas de classificação pagam-se.Por isso informa-te sempre sobre todas as políticas da tua instituição de ensino pois poderás ter custos por vezes desnecessários.

Outros projetos

E se te oferecessem um mestrado com as propinas pagas e 25 mil EUR no bolso?

A China Three Gorges Corporation (CTG) têm por objetivo estimular os recém-diplomados a prosseguirem os seus estudos pós-graduados em Universidades da China. Assim, são atribuídas bolsas no valor de 25 mil EUR, além de não teres qualquer tipo e custo com as propinas. Esta mobilidade tem um período de 24 meses e são elegíveis candidatos de qualquer área de estudo.

A OK Estudante pode ajudar-te a ingressares numa universidade do Reino Unido com propinas 100% financiadas! Não percas a oportunidade de frequentar as melhores universidades do país e experienciar um ensino completamente diferente.

Este é apenas um exemplo, existem outros programas nas diferentes áreas de estudo a que te podes candidatar, faz a tua pesquisa e aventura-te!

 

Deves sempre ter em atenção as particularidades de cada Universidade, os diferentes estatutos e protocolos realizados, em relação a qualquer tipo de bolsa de estudo.

Poupar na propina? Sim, é possível.

By | 2018-04-05T19:06:41+00:00 01.04.2018|Categories: Artigos UPrise|0 Comments

Leave A Comment