Aveiro Smart Business – Projetar Futuro

///Aveiro Smart Business – Projetar Futuro

Fundada a 13/02/2008, a Aveiro Smart Business conta com 10 anos de experiência, dinamismo e criatividade que fazem desta um importante organismo nos ecossistemas em que se insere. Com sede em Aveiro, esta organização sem fins lucrativos é atualmente a única júnior empresa da Universidade de Aveiro, constituída exclusivamente por estudantes universitários das mais diversas áreas que vão deste as ciências económicas às artes.

Prestação de Serviços

Atualmente, a ASB tem como principal área de atuação a prestação de serviços de comunicação e design, que fazem desta júnior empresa, pioneira na prestação deste tipo de serviços no movimento júnior português. Conhecida e reconhecida pelo seu slogan “Projetar Futuro” que transmite a visão da nossa JE e vai de encontro aos valores que nos caracterizam, dinamismo, interação, inovação, exigência e competitividade. Core Business Fruto da multidisciplinaridade da equipa, a ASB possui um Core Business diversificado que integra as principais vertentes de um negócio.

A área de negócio da Aveiro Smart Business pode ser divida em 3 vertentes:

  • Comunicação e Design: Com o objetivo de dotar os clientes de todos os meios necessários para uma boa comunicação interna e externa, os serviços prestados vão desde a Cobertura multimédia de eventos, identidade gráfica, elaboração de websites e planos de comunicação para as redes sociais e promoção institucional.
  • Apoio ao Negócio: Com o objetivo de seguir e auxiliar os impulsionadores de ideias de negócio que tenham como propósito a criação de emprego próprio ou de empresa própria ou, então, a introdução de um novo produto, ou exploração de uma nova área, no mercado. Os serviços desta vertente do Core Business, variam entre a elaboração de planos de marketing, planos de projeto de investimento, planos de negócios, planos de comunicação, registo de novas empresas e traduções.
  • Estudos de Mercado: Com o objetivo de procurar a avaliação concreta de situações no mundo empresarial, procurar identificar possíveis problemas e dotar os clientes das soluções e dos seus mecanismos de implementação. Nesta vertente os serviços desenvolvidos são os estudos de satisfação dos colaboradores, estudos de satisfação de cliente e clientes mistério.

Atividades

Para além destas vertentes do Core Business, a Aveiro Smart Business dedica-se ainda à realização de eventos, workshops e formações destinadas não só aos membros da júnior empresa, mas também à comunidade académica em que se insere. Exemplo destas atividades, destaca-se os eventos de responsabilidade social realizados e o “Dia Smart”, reformulado em 2017 para “Smart Connect”, evento que pretende conectar as mais diversas áreas da Universidade de Aveiro com o mundo empresarial e que contou com mais de 200 participantes, na sua primeira edição.

Prémios e Distinções

Selo Jade

O trabalho desenvolvido pela Aveiro Smart Business nos últimos anos foi reconhecido pela Universidade de Aveiro e pela JADE Portugal, onde foi indicada como finalista para a atribuição de 3 prémios a nível nacional, Prémio de Júnior Empresa Mais Promissora (2017), Prémio de Melhor Projeto do Ano (2018), e Prémio de Júnior Empresa Mais Inovadora (2018). Para além destas indicações, a Aveiro Smart Business foi distinguida em 2017 com o selo de Júnior Empresa Certificada, prémio este entregue a apenas mais 3 Júniores Empresas nacionais, Nova Junior Consulting, ISCTE Junior Consulting e JUNITEC, e que pretende reconhecer a qualidade e boa estruturação organizacional das JE que alcançaram mais de 80% dos objetivos de desenvolvimento propostos pela JADE Portugal, atingindo assim um elevado crescimento marginal.

Como se pode ingressar na equipa?

Para se fazer parte da equipa é necessário que em primeiro lugar, o candidato seja estudante da Universidade de Aveiro e em segundo lugar que possua vontade de aprender e motivação para interligar o mundo académico com o mundo empresarial. Os recrutamentos ocorrem duas vezes a cada ano letivo, no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre.

O candidato é avaliado em três fases de seleção:

  • Entrevista individual;
  • Dinâmica de grupo, onde o candidato é posto à prova num desafio de equipa referente ao departamento ao qual se candidata. Nesta fase é essencial o espirito de trabalho em equipa do estudante;
  • Entrevista Final com o diretor do departamento ao qual o estudante se candidata e na qual são avaliados aspetos técnicos essenciais ao exercício das funções exigidas pelo departamento em questão.

Estrutura Interna

Projetar Futuro

Ao nível da estrutura interna da organização, para uma total coesão e organização da equipa, a Aveiro Smart Business está dividida em 4 departamentos, gestor de projeto e órgãos sociais.

Departamentos:

  • Departamento de Imagem e Comunicação: Aqui projeta-se a imagem da ASB! Tudo é pensado ao pormenor através do Design, Multimédia e Programação. É onde se realizam campanhas promocionais direcionadas aos segmentos-alvo e a divulgação da organização. Para além do foco interno, o departamento de Imagem e Comunicação é essencial para a prestação dos serviços de comunicação e design, descritos no Core Business.
  • Departamento Comercial e Marketing: Este é responsável pela análise das necessidades do mercado, definição de estratégias de marketing e pela procura de novos clientes e parcerias, este é um departamento multifacetado e que permite a participação transversal em todos os projetos Smart.
  • Departamento de Recursos Humanos: Garante o bom funcionamento da estrutura organizacional da nossa júnior empresa. É responsável por identificar as necessidades da organização, agilizar e dinamizar todo o processo de Recrutamento, Seleção e Acolhimento dos novos membros, bem como assegurar a motivação dos mesmos.
  • Departamento Financeiro: Assenta a sua responsabilidade e trabalho no controlo das contas da nossa júnior empresa. Orçamentos, Relatórios, Auditorias, Faturas, Recebimentos, Pagamentos e Projetos fazem parte do dia a dia da orgânica de funcionamento do departamento que garante o crescimento sustentável da Aveiro Smart Business. Gestor de Projetos: O

Gestor de Projetos

Responsável pela supervisão e acompanhamento das equipas dos projetos internos e externos.

Órgãos sociais:

  • Direção Geral: É o órgão executivo da ASB, composto pelo Presidente, Vice-presidente Interno e Vice-presidente Externo. É a responsável por definir a estratégia, alinhar os objetivos, supervisionar e ajudar em todas atividades desempenhadas a nível interno e externo.
  • Mesa de Assembleia Geral: É constituída pelo Presidente, pelo Vice-presidente e Secretário. Este órgão tem como responsabilidades a convocatória para assembleias gerais, assim como a gestão das mesmas. À Mesa Assembleia Geral compete também dar posse aos órgãos sociais da Aveiro Smart Business.
  • Conselho Fiscal: É constituído pelo Presidente, Vicepresidente e Vogal. Este órgão está encarregue do controlo e fiscalização da Aveiro Smart Business. Compete ao mesmo examinar e dar o seu parecer relativamente aos atos administrativos e financeiros da júnior empresa.

Percurso

Em suma, a Aveiro Smart Business teve ao longo destes últimos 10 anos e terá com certeza nos anos que se avizinham, um claro impacto na comunidade académica aveirense e no movimento júnior português. Para além disso a ASB vai continuar a construir uma ponte entre os estudantes da Universidade de Aveiro e o mundo empresarial, sem negligenciar o papel da prática na aprendizagem adquirida.

Projetar Futuro

Para mais informações sobre a Aveiro Smart Business, recomendamos a visita às redes sociais, LinkedIn, Facebook e Instagram bem como ao website:

2018-03-20T18:12:34+00:00 By |Aveiro|

Leave A Comment