JELA – Júniores consultores de Lean

///JELA – Júniores consultores de Lean

O Pensamento na Prática

A Júnior Empresa Lean de Aveiro (JELA) foi criada a 18 de dezembro de 2015 por alunos de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro. O objetivo da JELA é relacionar alunos e empresas de modo a partilhar valores e conhecimentos no âmbito da filosofia Lean, beneficiando ambas as partes.

A JELA partilha todos os ideais da filosofia Lean e, por isso, pretende alargar estes conhecimentos a todas as empresas que não estão familiarizadas com o tema e que estejam dispostas a usufruir de qualquer um dos nossos serviços.

Por outro lado, tem também todo o interesse em criar um elo de ligação com as empresas que aplicam Lean no seu quotidiano. Assim, a JELA realiza vários eventos proporcionando aos alunos da academia conhecimento nesta temática para que estes possam aprender e crescer enquanto pessoas e profissionais.

Os Serviços

A JELA é constituída exclusivamente por alunos de Engenharia e Gestão Industrial e, como se encontra inserida no Campus da Universidade de Aveiro, facilmente agrega distintos conhecimentos de forma a resolver todos os projetos com elevada responsabilidade.

Uma das áreas em que a Júnior Empresa Lean de Aveiro presta serviços é no ramo do Lean Management resolvendo casos de estudo/ problemas de otimização que as empresas apresentem.

Prestam então os seguintes serviços de apoio à empresa:

    • Medição de Tempos
    • Kanban
    • 5S
    • SMED
    • Gestão Visual
    • Value Stream Mapping (VSM)
    • Layout
    • Standard Work
  • Determinar desperdícios e desenvolver Métodos de Prevenção e Correção

Eventos

Ao longo do ano são desenvolvidos vários eventos, sendo o Workshop Lean ao Cubo e a Lean Conference aqueles que apresentam maior taxa de sucesso.

O Workshop Lean ao Cubo já conta com três edições realizadas e tem como objetivo uma introdução e desenvolvimento teórico-prático da temática Lean. Neste evento, é convidada uma empresa com experiência alargada em Lean para que possa transmitir aos alunos um conhecimento correto e conciso da temática na realidade empresarial.

A Lean Conference tem 4 quatro edições já realizadas e é um dia dedicado a estudantes e empresas. Tem como objetivo trazer à Universidade de Aveiro empresas de renome com o intuito de partilharem a sua experiência e pareceres na temática Lean. A última edição contou com mais de 150 participantes.

Este ano, realizar-se-á a 5ª da Lean Conference com data marcada para o dia 2 de Maio de 2018. Novidades serão lançadas na página da Júnior Empresa Lean de Aveiro.

Estrutura Interna

A JELA é constituída por três departamentos:

  • Departamento de Atividades, responsável pela organização de eventos focados no corpo estudante de modo a promover as boas práticas Lean.
  • Departamento de Marketing, responsável pela criação da imagem e divulgação das atividades da JELA e dos seus serviços.
  • Departamento de Gestão de Operações e Vendas, responsável pela promoção e implementação/melhoria da Filosofia Lean junto do tecido empresarial.

A Missão

A missão da JELA é estabelecer uma ponte de contacto entre os alunos de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro e o tecido empresarial, proporcionando experiências práticas aos estudantes, que promoverão o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e que permitirá às Micro, Pequenas e Médias Empresas um acesso facilitado a conhecimento e aplicação do mesmo.

 

Mais informações nas páginas www.facebook.com/JELAaveiro ou www.linkedin.com/company/11043843/ ou www.JELA.pt.

2018-11-05T01:19:41+00:00 By |Aveiro, Movimento Universitário|

Leave A Comment