UCS Empresa Júnior, capacitação por meio da prática

///UCS Empresa Júnior, capacitação por meio da prática

Há 17 anos no mercado, a UCS Empresa Júnior procura desenvolver micro e pequenas empresas da região de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha, no interior do Rio Grande do Sul, no Brasil. Isto é realizado através de serviços de consultoria em gestão, procurando apresentar soluções inovadoras aos seus clientes.

UCS Jr promove o amadurecimento pessoal, profissional e empreendedor dos alunos envolvidos

Com o auxílio da Universidade de Caxias do Sul, a empresa tornou-se parceira da MICROEMPA, associação de micro e pequenas empresas da região norte do estado, aumentando a visibilidade para o público alvo e, consequentemente, o impacto social gerado. Também, a partir de 2018, alguns integrantes passarão a ser mentores do projeto Junior Achievement, de fomento ao empreendedorismo em escolas.

Contacto presencial com a realidade

A UCS Jr procura desenvolver os seus colaboradores através de contacto presencial com a realidade. Esse contacto acontece através da realização de eventos e projetos, tanto de cunho comercial quanto social. Durante o processo seletivo, o qual ocorre duas vezes ao ano, os trainees são convidados a organizar uma ação, podendo mobilizar toda a equipa, em prol de uma causa nobre a ser escolhida pelo grupo.

A realização e participação em eventos locais de fomento ao empreendedorismo é uma prática comum entre os membros da empresa

Os integrantes são incentivados a participar em eventos promovidos pelo Movimento Empresa Júnior, em especial os promovidos pela Confederação Nacional, Brasil Júnior, e pela Federação Estadual, FEJERS. Nesses encontros ocorrem volumosas trocas de conhecimento, de experiências entre membros de empresas juniores e de conteúdo programático valioso às atividades desempenhadas pela UCS Jr e pelos seus membros. Regularmente ocorre também alguma programação de impacto social, como é exemplo um encontro estadual, no qual foi proposto encontrar soluções para o trabalho infantil e apresentá-las a entidades globais de combate ao mesmo.

Além disso, são realizados projetos comerciais, como planos de negócio e de marketing, estruturação financeira, pesquisas de mercado, e planeamento operacional. O caso mais relevante da história recente da UCS Jr foi uma pesquisa, a qual orientou uma incorporadora local à construção do edifício mais inovador da cidade.

Prémio Empresa Júnior de Alto Crescimento

A construção traz ao segmento um conceito colaborativo e compartilhado, com priorização das áreas coletivas. Esta surgiu da necessidade da empresa cliente em mudar o seu público alvo e, por não conhecer o novo mercado, procurou ajuda para se reposicionar de forma atrativa e adequada a uma mudança de cultura na região. Este projeto contribuiu para a obtenção do Prémio Empresa Júnior de Alto Crescimento, em abril de 2016.

Quem pode integrar?

A UCS Jr. é formada e gerida por estudantes de todos os cursos da Universidade. O processo interno ocorre de forma horizontal, ou seja, todos têm a mesma voz dentro da empresa.

Estrutura organizacional

Em termos de estrutura organizacional, há a Presidência e a Direção Executiva. A primeira é responsável pela gestão da equipa e pela sua representação legal, e a segunda divide-se em:

  • Administrativo-Financeiro, responsável pela gestão documental e contabilidade;
  • Marketing, pela imagem e divulgação da empresa;
  • Comercial, pela prospeção de clientes e parcerias;
  • Gestão de Pessoas, pela seleção e acompanhamento dos membros;
  • Projetos, por organizar de forma estruturada todos os projetos internos e externos a serem executados.

Desenvolvimento de competências

Em suma, a UCS Jr é um laboratório prático, onde o aluno põe em prática a teoria estudada na sala de aula e adquire habilidades e competências intra e interpessoais, e empreendedoras. Dentre os aprendizes, percebe-se fortemente a tomada de responsabilidades para si, a organização pessoal, a iniciativa, o trabalho em equipa e o discursar em público. Os alunos que saem da UCS Jr costumam estar mais preparados para o mercado de trabalho, seja através da contratação, ou do início de negócios próprios.

Para mais informações sobre o projeto, aconselha-se o contato via e-mail contato@ucsempresajr.com.br ou a visita ao site e redes sociais.

Texto co-escrito por Camila Dalla Valle, assessora de Marketing, e Rafael Bourscheid da Silveira, diretor administrativo-financeiro.

 

2018-03-12T14:18:23+00:00 By |Brasil|

Leave A Comment