Solidarity Soul: Constituir uma associação, reconstituir a solidariedade…

///Solidarity Soul: Constituir uma associação, reconstituir a solidariedade…

A Solidarity Soul é uma nova associação de voluntariado criada por jovens universitários que pretendem alcançar valores como a inclusão, a tolerância e o respeito pela diferença.

O voluntariado e apelo a causas sociais abordará diversas atividades de âmbito solidário, sendo que estas incidirão, primordialmente, no contacto com pessoas de diferentes origens, idades, classes, condições de saúde ou culturas.

O calendário de atividades da Solidarity Soul será ajustado ao calendário universitário – organizado por anos letivos e tendo em consideração as especificidades de cada um dos meses que o compõem aquando da calendarização das atividades.

Focos Principais 2017-18

Deste modo, o ano letivo 2017-18 funcionará como um ano zero, no qual existirão 2 focos principais:

  • Ações de sensibilização quanto às necessidades específicas dos ENEE (Estudantes com Necessidades Educativas Especiais) e o respetivo apoio nas faculdades da Universidade do Porto, contando com o testemunho na primeira pessoa de Renata Viana (membro da nossa equipa e portadora de doença herditária e progressiva).
  • Recolha e divulgação de informação que se prende com oportunidades de voluntariado internacional aos estudantes universitários – área de procura elevada, mas que carece de plataforma de divulgação. Conta com o testemunho do Voluntário do European Solidarity Corps e Presidente José Tiago Sousa.

Estas ações iniciais terão lugar na cidade do Porto. Contudo, o voluntariado não se irá restringir aos grandes centros urbanos, uma vez que um dos objetivos da associação é também intervir na periferia, que, muitas vezes, é negligenciada. O rumo da associação passará, também, por cobrir o voluntariado ecológico, com a limpeza da Reserva Ornitológica de Mindelo, a transmissão de valores e princípios a crianças e jovens, apoio a famílias em situações de carência, acompanhamento de  doentes e idosos que não têm os seus entes queridos por perto.

A primeira actividade pontual realizou-se dia 2 de Dezembro: voluntariado no Banco Alimentar em parceria com a Católica Solidária.

As atividades promovidas visam espalhar um Sorriso, porque, em contexto de dificuldade, faz toda a diferença.  

 

By | 2018-03-12T14:18:52+00:00 18.02.2018|Categories: Porto|0 Comments

Leave A Comment