Um lá-mi-ré sobre o Plano Nacional de Cinema

//Um lá-mi-ré sobre o Plano Nacional de Cinema

O que é que, de facto, aprendes sobre cinema?

Ao longo de 12 anos numa escola passam à tua frente incontáveis produtos audiovisuais com os quais não desenvolves qualquer ligação. Exploras a matemática, as línguas, as ciências exatas, mas e as artes?

E especificamente, o cinema? Vês cinema como uma vertente da cultura e como uma arte por si só, ou nunca o cinema te foi apresentado com a devida atenção? E se eu te disser que o cinema é uma opção boa como futuro se és uma pessoa criativa?

Se não exploras um pouco do que é a arte do cinema, como sabes que ela não é para ti?
Há um plano em vigor, em Portugal, que te pode ajudar a conhecer melhor a cinematografia!
O ensino descura, muitas vezes, a vertente artística e o bem que pode fazer aos seus alunos. É muito provável que nunca tenhas ouvido falar do Plano Nacional de Cinema, mas ele existe.

Se não conheces o Plano Nacional de Cinema, a UPrise está cá para te apresentar!

1. Um lá-mi-ré sobre o Plano Nacional de Cinema

Em 2013, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), a Cinemateca e a Direção-Geral da Educação (DGE) uniram-se numa iniciativa que hoje conhecemos como Plano Nacional de Cinema (PNC). Focado nos alunos com idades compreendidas entre os 3/4 anos e os 17 anos, este plano pretende promover a literacia fílmica dos jovens portugueses…

Mas o que quer dizer esta expressão?

Literacia fílmica é o conhecimento cinematográfico que tu tens e que pode ser potencializado recorrendo ao PNC! O PNC é uma iniciativa semelhante ao Plano Nacional de Leitura, que acaba por ser mais popular na maioria das escolas, embora ambos os planos provenham da estrutura do ensino português. Este plano surgiu da premissa de que o cinema deve ser estudado como uma unidade de estudo por si só, e não só usado como um complemento a outras disciplinas, uma vez que utiliza um tipo de discurso diferente do escrito ou falado e acaba por revelar muito acerca da história de uma país, através da forma como o representa.

2. O filme como obra de arte

O estudo de filmes assenta numa disciplina maior que é a arte e, assim sendo, o filme deve ser abordado e estudado como uma obra de arte; esta visão nem sempre é partilhada pelos mais novos, mas é também isso que as escolas que já usam o PNC devem incutir aos seus alunos.

Estudar cinema é estudar cultura! A cultura, representada através de disciplinas como educação audiovisual ou arte na grande maioria das escolas, acaba por não ser uma prioridade no plano português de ensino. No que diz respeito à educação direcionada para o cinema, a atenção prestada ao assunto é ainda mais reduzida quando pensamos no nosso próprio percurso escolar, começando no ensino primário e recordando o caminho percorrido até ao 12º ano.

3. O cinema e o desenvolvimento da tua cultura!

O PNC visa, não só promover o cinema português, mas também incutir nos jovens uma consciência cultural, desenvolvendo um conhecimento-base para que seja possível uma atitude crítica perante o conteúdo cinematográfico a que estão sujeitos, e para que o seu consumo audiovisual seja uma prática ativa e de exercício, ao invés de reduzir o cinema à função de entretenimento.

O foco no cinema falado em português tem também o objetivo de expandir a herança fílmica e estimular o conhecimento do próprio património, educando os jovens para fazerem parte de uma cidadania mais participativa, palavras da coordenadora do PNC, Elsa Mendes.

Há um esforço por parte das entidades envolvidas para sublinhar a importância dos direitos de autor e o combate à pirataria através de ações por parte das escolas. Portanto, não só o consumo fílmico é discutido, mas também os meios pelo qual se consome cinema.

As atividades propostas passam por levar os jovens às salas de cinema e aos cineclubes ou auditórios, de forma a que estes possam beneficiar da experiência total que o cinema como arte propõe, estando rodeados das condições certas de espaço, som e imagem que uma sala de aula comum não proporciona.

Foto capa: Plano Nacional de Cinema

Fica sempre informado!

A adesão das escolas ao PNC já é significativa. Em Portugal, até ao ano letivo de 2016/2017, 183 escolas aderiram. Sabes se a tua escola foi uma delas? E, como pretendemos que os UPrisers sejam cidadãos informados e atentos ao mundo, aqui ficam alguns links que vos podem interessar e que refiro neste artigo!

Para consultar o Plano Nacional de Cinema do ano letivo de 2017/2018: Link 1
Instituto do Cinema e do Audiovisual: Link 2 (para saberes mais sobre festivais, workshops, novos filmes portugueses…)
Cinemateca: Link 3 (arquivo fílmico português)
Direção-geral da Educação: Link 4 

“O cinema é o modo divino de contar a vida”
Frederico Fellini

Cumprimentos cinematográficos

2018-03-12T14:18:33+00:00 By |Artigos UPrise|

Leave A Comment