ELSA- The European Law Students’ Association

///ELSA- The European Law Students’ Association

“A maior associação de estudantes de Direito do mundo”

The European Law Students’ Association (doravante designada por ELSA) é uma organização internacional, independente, apolítica e sem fins lucrativos, composta e dirigida por estudantes de Direito e jovens juristas.

A ELSA foi fundada em Viena, a 4 de maio de 1981, surgindo da iniciativa de cinco estudantes de Direito da Áustria, Hungria, Polónia e Alemanha que, durante os tempos da “Cortina de Ferro”, sentiram necessidade de promover a cooperação internacional e o mútuo entendimento entre os estudantes de Direito.

Atualmente, a associação reúne cerca de 50 000 membros, estando presente em 44 países da Europa e tendo núcleos em 375 universidades europeias.

Principais Objetivos

O que destaca essencialmente a associação é a sua visão própria do mundo uma vez que procura lutar pelos ideais de justiça, desenvolvendo iniciativas que promovam o respeito pela dignidade humana e pela diversidade cultural.

Os principais objetivos da ELSA são:

  • contribuir para a educação jurídica, fomentado o entendimento mútuo entre estudantes de diversas nacionalidades;
  • Incutir bases de responsabilidade social nos estudantes e jovens juristas.

Reputação e projetos

A reputação da ELSA tem vindo a desenvolver-se internacionalmente, tal é visível na vasta rede de parceiros da associação, entre os quais se destacam o Conselho da Europa e a Organização Mundial do Comércio.

A nível de projetos permanentes, a ELSA internacional tem três iniciativas de destaque:

Moot Courts

Os Moot Courts são uma bandeira da ELSA, sendo organizadas duas competições por ano, designadamente o EMC2 e o Human Rights Moot Court Competition. É a principal competição a nível mundial que versa cobre direito comercial internacional e assume-se como uma verdadeira competição global com cinco rondas regionais em diferentes continentes.

O Human Rights Moot Court Competition é o único Moot Court sobre Direitos Humanos organizado em Inglês, organizado em parceria com o Conselho da Europa, cujo prémio é um estágio no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem em Estrasburgo.

ELSA Delegations

Quanto às ELSA Delegations, estas são uma oportunidade única concedida aos estudantes e jovens juristas de participar no processo de decisão política em sessões das principais organizações internacionais, nomeadamente, a UNESCO e o Conselho da Europa.

Students Trainee Exchange Programme

O Students Trainee Exchange Programme (STEP) é um dos pilares da ELSA e o que motivou essencialmente a sua criação. Essencialmente, consiste num programa de estágios profissionais gerido inteiramente pela associação que visa conceder aos estudantes e jovens juristas a possibilidade de terem uma experiência laboral internacional, remunerada e em escritórios, consultoras, bancos e ONG’s de relevo.

Estrutura Interna

A associação tem uma estrutura interna muito própria funcionando em três níveis: internacional, local e nacional.

A ELSA, em Portugal, existe em 4 cidades (Porto, Braga, Coimbra e Lisboa) e tem núcleos locais em 9 universidades.

A estrutura interna de cada grupo local é uniforme. A direção de cada grupo local subdivide-se em 6 departamentos distintos:

  • Secretaria Geral, que é o departamento que está encarregue da gestão dos recursos humanos e garante que os demais membros da Direção estão a agir em conformidade estatutária;
  • Tesouraria, como o próprio nome indica, está encarregue da gestão do património da associação;
  • Marketing, por seu turno, encarrega-se de promover eficazmente a imagem do núcleo local;

Pela natureza das suas funções, estes três departamentos são precisamente designados internamente de Supporting Areas, sendo que os demais constituem as designadas Key Areas.

  • Atividades Académicas, é bastante relevante uma vez que é a chave para o desenvolvimento de atividades que permitam uma combinação eficaz entre aquisição de conhecimentos jurídicos e soft skills;
  • Seminários & Conferências visa complementar a formação universitária através do despertar de consciências para problemas globais, legais, sociais, económicos e ambientais, através da organização de várias iniciativas como debates, conferências e formações complementares;
  • STEP (Student Trainee Exchange Programme) é responsável pela gestão do programa de estágios internacionais, fazendo parcerias e incentivando os alunos da faculdade a participarem no mesmo.

Caso tenhas interesse em saber mais sobre a ELSA, designadamente sobre a ELSA U. Porto e os projetos e iniciativas que estão em curso, visita-nos no nosso facebook ( www.facebook.com/elsauporto) ou no nosso instagram (@elsau.porto).

By | 2018-03-12T14:19:22+00:00 10.02.2018|Categories: Porto|0 Comments

Leave A Comment