5 razões para fazeres Voluntariado

//5 razões para fazeres Voluntariado

O trabalho de voluntariado tem registado um número crescente de adeptos, sendo, hoje em dia, um importante mecanismo de diminuição da exclusão social.

Queres 5 razões para fazeres trabalho de voluntariado?

  • Novas experiências: desenvolve skills técnicas, sociais e académicas que não são aprendidas em ambiente de sala de aula e expande os teus horizontes.
  • Ajuda os outros e a tua comunidade: através do trabalho voluntário crias melhores ambientes para os outros e ajudas a desenvolver a comunidade.
  • Crias conexões com as pessoas: conheces uma variedade de pessoas com diferentes estilos de vida e desenvolves a tua rede de networking
  • Sensação de realização: o voluntariado ajuda a tua autoestima e faz-te sentir bem contigo mesmo. Tu fazes a diferença!
  • Alarga as tuas opções de carreira: quando em contacto com outras pessoas e outros meios podes descobrir outras paixões, além de estabeleceres contacto com profissionais que podem ser a tua entrada no mercado de trabalho.

Voluntariado empresarial

Este tipo de voluntariado dá a oportunidade a vários profissionais de, durante o seu horário de trabalho, participar em ações de voluntariado.

Estas atividades de voluntariado partem de uma tomada de consciencialização por parte de um número crescente de empresas sobre a sua responsabilidade social de retribuir a comunidade em que se inserem, de serem uma presença ativa e participativa no meio mais próximo.

O que diz a tua experiência como voluntário aos recrutadores?

Onde muitos leem trabalho voluntário, os recrutadores percebem um indivíduo dinâmico, que assume compromissos e trabalha em equipa, capaz de se submeter a regras e dotado de importantes soft skills. Torna-te num importante asset para o teu empregador!

À conversa com uma voluntária…

Joana Pereira, voluntária na associação SOPRO, explica-nos, na sua opinião, a importância de atividades de voluntariado: “Primeiro porque vivemos em sociedade e como tal todos temos responsabilidade social. E é importante promover e implementar essa responsabilidade nos mais jovens porque estamos num mundo em que cada um olha mais para si mesmo e não se olha a meios para atingir fins. Além de promover a tua formação pessoal, é também uma ótima preparação no desenvolvimento de caraterísticas essenciais para enfrentar os desafios que vais encontrar no mercado de trabalho, como comprometimento, liderança, comunicação e trabalho em equipa. Fazer voluntariado mostra que és uma pessoa ativa, com sentido de iniciativa e preocupada com o mundo em que vives. E cada vez mais as empresas valorizam estas caraterísticas e também elas mostram mais o seu lado social e sustentável na luta por um lugar de destaque em mercados cada vez mais competitivos.”

Sabias que…

  • Em Portugal, existem 55 383 organizações de voluntariado, num leque bastante heterogéneo;
  • Estima-se que, em 2011, o trabalho de voluntariado praticado seja equivalente a mais de 350 mil postos de trabalho a tempo inteiro, que se traduz num valor de mais de 2,7 mil milhões de euros;
  • 41% dos recrutadores do LinkedIn consideram que o trabalho de voluntariado é tão importante como a experiência de um trabalho remunerado na avaliação de candidatos;
  • 27% dos candidatos a um emprego são mais propensos a serem contratados, quando desempregados, se forem voluntários;
  • O voluntariado é uma ótima forma de completares o teu CV num mercado de trabalho cada vez mais competitivo onde a formação académica já não é suficiente

Estás motivado? Ficam aqui algumas opções: 

A nível nacional:

A nível internacional:

“Muita gente pequena, fazendo muitas coisas pequenas, em muitos lugares pequenos, pode mudar o mundo!” Provérbio africano

2018-03-12T14:20:34+00:00 By |Artigos UPrise|

Leave A Comment