EXUP – Experience Upgrade Program

///EXUP – Experience Upgrade Program

O EXUP – Experience Upgrade Program é uma Associação Juvenil composta por estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Foi fundado em 2003 por um grupo de estudantes voluntários da FEP, tendo sido alvo de um re-branding em 2012.

Tem como missão formar e informar a comunidade estudantil, dotando-a de competências complementares à sua formação académica, com vista a desenvolver tanto a vertente profissional como cívica dos estudantes da FEP. Rege-se por valores indispensáveis ao sucesso de uma organização: compromisso, responsabilidade, inovação, proatividade e trabalho de equipa. Com vista a desenvolver a associação, o EXUP conta com parceiros como a Microsoft, a APR – Management Solutions e a Frederico Mendes & Associados.

Projetos organizados

Ao longo do ano letivo, o EXUP organiza diversos eventos e atividades em parceria com entidades externas, com o intuito de cumprir a sua missão, sendo de destacar o EXUP Business Challenge, Make Your Path, Feira de Voluntariado e Consultoria a ONG’s. Além disso, providencia os seus membros de uma série de competências essenciais para o seu desenvolvimento profissional, através da realização de formações internas.

Estrutura interna

O EXUP está dividido em seis departamentos: Financeiro, Formação & Desenvolvimento, Marketing, Recursos Humanos, Relações Internacionais e Relações Sociais & Humanas.

  • O Departamento Financeiro está responsável pela gestão dos parceiros do EXUP, funcionando como uma ponte entre a associação e o ambiente empresarial. Cabe ao Departamento Financeiro analisar e deliberar sobre propostas de orçamento disponibilizadas, tanto pelos restantes departamentos como por fontes externas, para que a situação financeira do EXUP se mantenha estável e sustentável.
    Por último, este departamento também está responsável por todas as transações financeiras realizadas no EXUP, através do seu diretor que tem as funções de tesoureiro da associação.

 

  • O Departamento de Formação & Desenvolvimento funciona, como o próprio nome indica, com o objetivo de formar os estudantes e desenvolver as suas competências. Através de uma variedade de projetos, este departamento procura aumentar as competências dos participantes, dotando-os das soft skills que devem complementar a sua formação académica, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional.

 

  • O Departamento de Marketing é responsável pelo posicionamento estratégico da marca EXUP, sendo de sua competência analisar e determinar a melhor maneira de atingir o público-alvo, de forma a alcançar os objetivos traçados pela organização, bem como fazer a análise  dos pontos fortes e fracos da mesma com vista a uma melhoria continua do desempenho dos membros e à promoção da qualidade de toda a organização. 

 

  • O Departamento de Recursos Humanos é o responsável pelo processo de seleção e recrutamento de membros, assim como pela avaliação do desempenho dos mesmos. Acompanha, integra e incentiva a coesão de toda a equipa, garantindo um ambiente de trabalho saudável e propício ao alcançar dos objetivos do EXUP. Está ainda responsável por planear ações de formação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros, bem como atividades de networking.

 

  • O Departamento de Relações Internacionais visa acompanhar os estudantes que se encontram a realizar um programa de mobilidade internacional na FEP. A sua principal missão é ajudar os novos alunos na sua integração e nas dificuldades que possam vir a ter durante a sua estadia.​

 

  • O Departamento de Relações Sociais & Humanas é responsável pela criação de valor nas ONG’s através da prestação de serviços de consultoria, para que as mesmas sejam auto sustentáveis no curto e longo prazo e de modo a criarmos um impacto local no meio onde operam. Além disso, este departamento procura incentivar a comunidade FEP a ter um papel ativo na sociedade e sentido de responsabilidade social, através dos projetos Simple Acts e Feira do Voluntariado.

Rede Alumni

Desde a sua data de fundação, o EXUP promoveu uma relação próxima com as empresas, que resultou no posicionamento dos seus Alumni em diversas empresas de referência, como é o caso da PwC, SONAE e Frederico Mendes & Associados.

Quem pode fazer parte da equipa?

Os estudantes da FEP que estejam interessados em ingressar no EXUP terão de passar por 3 fases de recrutamento: Dinâmica Geral, Dinâmica Departamental e, por fim, uma Entrevista Individual.

Se assim o desejarem, poderão saber mais sobre o EXUP em www.exup.pt.

Autor: Direção EXUP

2018-03-12T14:20:48+00:00 By |Porto|

Leave A Comment