LinkedIn: Um palco de oportunidades

//LinkedIn: Um palco de oportunidades

Criada em 2003, o LinkedIn é uma rede social profissional com o objetivo de aproximar profissionais e empresas: apresenta o que é que as empresas devem saber sobre os profissionais e o que é que os profissionais devem saber sobre as empresas, e tem-se tornado num palco de oportunidades para aumentar a tua carteira de contactos.

Nós explicamos:

Cada usuário cria o seu perfil e vai destacar o seu histórico profissional, onde se incluí desde formação académica a trabalhos de voluntariado, competências, e conquistas que podem ser certificados, projetos ou publicações.

O LinkedIn não é um repositório de currículos online

Enganem-se aqueles que pensam que esta ferramenta se limita a um catálogo de profissionais à procura de emprego. O verdadeiro desafio (e objetivo) está na capacidade de cada usuário criar bons contactos e interagir de forma construtiva.

Personal Branding

Ter uma presença simplesmente figurativa, como um perfil sem atualizações de conteúdo, perfil ou participação em Grupos de Discussão, não gera qualquer tipo de retorno, não te distingue como profissional, o que se traduz em poucas oportunidades no mercado de trabalho (os recrutadores procuram profissionais dinâmicos e com sentido crítico).

São as tuas interações, como a participação em grupos, a troca de mensagens com as tuas conexões e a participação ativa na rede que ditarão entre o sucesso e o fracasso nesta rede de networking e na construção da tua carteira de contactos.

Palco central de oportunidades

Os recrutadores são grandes utilizadores do LinkedIn (96% dos recrutadores têm conta!) devido às caraterísticas desta rede profissional. 76% dos recrutadores publicam ofertas de emprego em grupos e a maioria usa apenas esta plataforma como forma de recrutamento, daí a importância de participares em grupos de debate, além de manteres a tua rede em movimento. Não percas a tua oportunidade!

Gerar bons contactos

As tuas conexões são a tua verdadeira rede de contactos profissionais. Tem atenção aos teus interesses, procura criar conexões com profissionais dessas áreas e áreas envolventes. MAS não descartes nenhuma oportunidade que à primeira vista não pareça ser do teu interesse, pede mais informações sobre essa função, be an open mind, nunca é demais expandir horizontes.

Não queiras parecer o melhor

Sê o mais sincero possível a respeito das tuas competências. Um perfil verdadeiro é muito mais valorizado do que um perfil recheado de competências profissionais ilusórias. Podes até destacar-te no início mas assim que fores descoberto deitas por terra aquele que poderia ter sido O emprego.

Evita sempre assuntos da tua vida pessoal, assim como opiniões políticas e religiosas.

Investimento a médio e longo prazo

As boas oportunidades de trabalho e negócios não aparecem todos os dias! As relações sociais que estabelecemos com os outros precisam de tempo para amadurecer e se solidificarem, portanto, não desanimes se as oportunidades não começarem a aparecer imediatamente.

Sabias que…

  • Em Abril de 2017, o LinkedIn registou 500 milhões de usuários;
  • 57% das empresas têm uma página da empresa no LinkedIn;
  • 41% dos milionários usam esta plataforma;
  • O LinkedIn tem 3 milhões de ofertas de emprego ativas na plataforma;
  • 44% dos utilizadores registados ganham mais de  64.500 euros por ano;
  • 89% dos recrutadores reportaram ter contratado alguém através do LinkedIn.

2018-03-12T14:21:09+00:00 By |Artigo UPrise|

Leave A Comment