JADE Portugal, Federação de Júnior Empresas de Portugal

//, Coimbra, Lisboa, Porto/JADE Portugal, Federação de Júnior Empresas de Portugal

A JADE Portugal representa o Movimento Júnior português e as Júnior Empresas

Surgida em 2011, a JADE Portugal vem unificar, representar e potenciar um movimento que tem génese na Europa em 1967 e surge em Portugal em 1990. O propósito da JADE Portugal é promover e aprofundar o Movimento Júnior Empresa português como a principal plataforma complementar de formação e desenvolvimento empreendedor dos estudantes do ensino superior, por via do conceito de Júnior Empresa, apoiando a difusão do conceito e a formação de novas Júnior Empresas, envolvendo cada vez mais instituições de ensino superior neste movimento global.

600 Júnior Empresários, 14 Júnior Empresas

O Movimento Júnior português conta com cerca de 600 Júnior Empresários, distribuídos por 14 Júnior Empresas federadas em 10 instituições de ensino superior, em 6 cidades portuguesas, a saber:

Aveiro

  • Aveiro Smart Business

Braga

  • Young Minho Enterprise

Coimbra

  • JEEFEUC
  • ISCAC Junior Solutions
  • jeKnowledge

Porto

Lisboa

  • ISCTE Junior Consulting
  • JUNITEC
  • Lisbon PH
  • Nova Junior Consulting

Vila Real

  •  UTAD Solutions Consulting

As áreas de atuação das Júnior Empresas portuguesas são a consultoria de negócios, a consultoria e desenvolvimento tecnológico e a organização de eventos.

 Crescente número de Júnior Empresas, projetos e volume de negócios

O Movimento Júnior português tem assistido ao longo dos últimos anos a um crescimento quer em número de Júnior Empresas, em número de projetos, em volume de negócios, na qualidade dos processos internos, da capacidade de resposta, mas acima de tudo o desenvolvimento dos Júnior Empresários quer através dos projetos de alto valor acrescentado, quer através das formações e do contacto empresarial.

As 14 Júnior Empresas portuguesas concretizaram no ano de 2016, 109 projetos externos, sendo 85% deles remunerados, gerando um volume de negócios conjunto de cerca de 189 mil euros.
Com o foco no desenvolvimento dos Júnior Empresários, as Júnior Empresas realizaram, em 2016, mais de 140 formações dadas por professores, empresas, alumni ou learning partners.

Além disso, são mais de 20 as Júnior Iniciativas de norte a sul do país – grupos de estudantes que se organizam e preparam a fundação de uma Júnior Empresa, tornando Portugal um dos países europeus com mais potencial de crescimento.

Crescente Impacto Internacional

Internacionalmente, a JADE Portugal é membro da JADE – European Confederation of Junior Enterprises, representada em 14 países e que, globalmente, representa 22 mil Júnior Empresários e mais de 300 Júnior Empresas.

O impacto no movimento internacional por parte da JADE Portugal e das Júnior Empresas portuguesas é também cada vez maior. A JADE Portugal tem-se envolvido constantemente na discussão do movimento europeu e global, apresentando propostas e estando presente nos momentos e importantes da evolução destes.

As Júnior Empresas Portuguesas têm também reforçado o seu estatuto internacional. Em Maio deste ano a LisbonPH organizou um evento internacional, o JADE May Conference, e esta mesma Júnior Empresa, foi também distinguida na área da Responsabilidade Social a nível europeu.

Atualmente o Presidente da JADE, Diogo Parreira, é também português, e a General Assembly Delegate que representa os International Managers junto da JADE é a nossa International Manager, Ana Frazão, reforçando assim o papel importante do Movimento Júnior português no contexto europeu.

Principais Eventos e Projetos

A JADE Portugal em conjunto com as Júnior Empresas, organiza anualmente 3 Team Weekends – que reúnem cerca de 50 Júnior Empresários para discussão estratégica do movimento, formações e debates; o jeDAY – um evento de comemoração oficial do dia do Júnior Empresário e reúne o movimento e a comunidade em geral; e, por último, o jeniAL – que reúne todos os anos cerca de 200 Júnior Empresários em torno das temáticas da atualidade e da troca de ideias e experiências. São 3 dias de workshops, momentos de networking e atividades de integração que contam com empresas e parceiros para elevar a qualidade do evento e torná-lo sempre inesquecível.

Neste último evento, são atribuídos também os jeniAL Awards, que premeiam a Júnior Empresa do ano, a Júnior Empresa mais promissora, o Projeto do ano e o Projeto Responsabilidade Social do ano.

Estrutura Interna

A estrutura interna da JADE Portugal divide-se em três órgãos sociais:

  • Direção;

A Direção da JADE Portugal é o órgão executivo e é constituída por 5 membros :

Presidente, Vice-presidente, International Manager, Tesoureiro e Secretário-geral. As competências da Direção são divididas em 13 áreas, que vão desde estratégia, expansão a relações internacionais e parcerias que são distribuídas pelos membros da Direção e que depois são apoiados por Project Managers (um programa da JADE Portugal, no qual os Júnior Empresários apoiam a Direção em determinadas áreas ou projetos).

  • Mesa da Assembleia Geral;

A Mesa da Assembleia Geral tem como competência dirigir, orientar e disciplinar os trabalhos da Assembleia Geral.

  • Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal tem como competência, regular, acompanhar e verificar os documentos institucionais e de suporte, as contas anuais, o património da federação e apoiar os restantes órgãos sociais.

Como podes integrar a equipa da JADE Portugal?

Para fazer parte dos órgãos sociais, é necessário pertencer a uma Júnior Empresa federada na JADE Portugal. Para ser Project Manager da JADE Portugal, um Júnior Empresário necessita de candidatar-se a uma vaga lançada pela Direção, normalmente durante o mês de outubro.

Para fazer parte do Movimento Júnior português, saber como colaborar com uma Júnior Empresa ou com a JADE Portugal e descobrir tudo sobre o Movimento nacional e internacional, visita o nosso website: www.jadeportugal.pt ou contacta-nos diretamente (geral@jadeportugal.com).

Autor: Direção JADE PORTUGAL

By | 2018-03-12T14:20:57+00:00 29.10.2017|Categories: Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto|0 Comments

Leave A Comment