JEEFEUC, a júnior consultora de Coimbra

///JEEFEUC, a júnior consultora de Coimbra

Com mais de dez anos de atividade, a JEEFEUC – Júnior Empresa da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, atua na área de consultoria de gestão e é totalmente gerida por estudantes. Faz parte da rede nacional e europeia de júnior empresas, beneficiando do contacto e partilha de experiência de membros noutras zonas geográficas.

A JEEFEUC oferece serviços nas áreas financeira, marketing e controlo de qualidade, procurando apresentar o seu cunho de criatividade, profissionalismo e inovação.

Para todos os membros da JEEFEUC esta é uma grande primeira oportunidade de estar em contacto com o verdadeiro mundo empresarial, algo que os cursos superiores têm muito em falta. Isto permite complementar o currículo e potencializar importantes soft skills como a liderança, trabalho em equipa, entre outras.

Qualquer estudante da Universidade de Coimbra pode candidatar-se. Desde a área do Direito até às engenharias, pois a JEEFEUC procura jovens versáteis e capazes de dar resposta a problemas de diferente natureza.

Estrutura departamental

Os membros desta júnior empresa dividem-se por quatro departamentos, tendo em conta as suas potencialidades, sendo estes os seguintes:

  • Comercial – contacto e negociação com clientes e parceiros (inclui reuniões, apresentação de propostas e estruturação de orçamentos)
  • Marketing & Comunicação – gestão da presença online da júnior e responsável pelo desenvolvimento da imagem offline
  • Recursos Humanos – gestão de atividades team building e formações para os colaboradores e organização do recrutamento~
  • Financeiro – monitorização de gastos/rendimentos e elaboração de todas as demonstrações financeiras necessárias

Cada departamento tem um diretor, normalmente um estudante há mais tempo na JEEFEUC, responsável por organizar o trabalho departamental para o ano em que está a dirigir.

Para além do trabalho de cada departamento, os colaboradores tem a possibilidade de fazer parte de equipas de projetos externos (criadas quando um novo serviço é requisitado por um cliente) e de projetos internos (tendo estes a finalidade de aumentar a visibilidade da júnior).

Alguns exemplos de atividades desenvolvidas

Dois projetos internos que desenvolvemos de elevado interesse recentemente foram o The Trading Game e o jeniAL’17.

O primeiro foi um jogo de simulação da bolsa de valores, em colaboração com o Montepio, que foi proposto aos estudantes da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa foi um sucesso, estando a ser estudada a possibilidade de desenvolver uma 2ª edição.

O jeniAL é um encontro anual de júnior empresários (colaboradores das júnior empresas) a nível nacional. Em 2017, a JEEFEUC, após candidatura, ficou encarregue de organizar o encontro que decorreu nos dias 7, 8 e 9 de abril. Este foi outro projeto com enorme sucesso, que inclusivamente contou com dois empresários nacionais de enorme sucesso, muito conhecidos pelas suas presenças no programa televisivo Shark Tank.

Academia de consultores de excelência

O objetivo da JEEFEUC mantém-se desde a sua criação: ser uma academia de consultores de excelência. Nesta júnior empresa desenvolvem-se características fulcrais para o mercado de trabalho, tais como liderança, trabalho em equipa, espírito de sacrifício, gestão de tempo e criação de soluções criativas. Estas e outras soft skills são a chave para, ano após ano, esta continuar a crescer. Contudo, não é só a Júnior que cresce, mas por consequência todos os seus colaboradores em direta proporção com a sua entrega.

Para mais informações visite o site da JEEFEUC em www.jeefeuc.pt.

Autor: Direção JEEFEUC

2018-03-12T14:21:19+00:00 By |Coimbra|

Leave A Comment