JUNITEC, a mais antiga Júnior Empresa ativa de Portugal

///JUNITEC, a mais antiga Júnior Empresa ativa de Portugal

Com 27 anos de existência, JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto superior Técnico, é a mais antiga Júnior Empresa ainda ativa em Portugal. Situando-se em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, esta associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, constituída na totalidade por estudantes universitários do IST, tem como objetivo permitir aos seus membros colocar em prática os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da sua formação académica no ramo das engenharias.

Core Business

A atividade da JUNITEC pode ser, de forma geral, dividida em duas categorias: Serviços, remunerados ou pro-bono, e projetos de origem interna. Os primeiros consistem em propostas submetidas por elementos externos à Júnior Empresa, que variam desde a consultoria à prototipagem e desenvolvimento de produto nas áreas de IT, mecânica, IOT, impressão 3D, entre outros. Os segundos resultam de ideias dos próprios membros, atuando assim como uma incubadora das mesmas.

Embora não seja do seu core business, a JUNITEC realiza ainda alguns eventos como workshops, atividades lúdicas ou competições. Destes sobressai a Hackethon TECStorm, cuja primeira edição no presente ano, reuniu estudantes de engenharia das diferentes faculdades de Lisboa, numa maratona de mais de 30h para a elaboração do projeto mais criativo e com maior impacto na sociedade atual.

Prémios e Distinções

O trabalho da JUNITEC foi já distinguido com diversas homenagens, destacando-se os prémios de Responsabilidade Social do ano (2016 e 2017) e de Projeto Inovador (2012 e 2015) da JADE Portugal e a exposição do protótipo BTA, no Science Museum London, no âmbito da exposição Beyond The Lab.

Incubadora de empresas e de engenheiros de excelência

No âmbito da vertente dos projetos internos, já saíram da JUNITEC 6 empresas, destacando-se o CEiiA e a UNIArea.

Conta ainda com alguns alumni notáveis, relevando-se não só José Rui Felizardo e Davis Gouveia, criadores, respetivamente, das empresas supracitadas, como também Francisco Veloso, atual reitor da Imperial College London.

Estrutura Interna

Embora desenvolva atividades na área das engenharias, a JUNITEC é constituída por três departamentos: Marketing, responsável pela promoção e divulgação da Júnior Empresa, Recursos Humanos, responsável pelo recrutamento, atividades de team-building, contacto com os alumni e avaliação dos membros e Técnico, responsável pela elaboração dos projetos. Esta é ainda constituída por três órgãos sociais:

  • Direção;
  • Conselho Fiscal;
  • Mesa da Assembleia Geral, responsável por conduzir este centro de decisões.

Em suma, a JUNITEC atua como uma ponte entre os estudantes do Instituto Superior Técnico e o mundo empresarial, não descurando o papel da prática na aprendizagem. Para mais informações sobre a JUNITEC, recomendamos o site: www.junitec.pt

Autor: Direção JUNITEC

2018-10-28T17:20:11+00:00 By |Lisboa, Movimento Universitário|

Leave A Comment